Origem da palavra: Janitor

Origem da palavra JanitorHello, there! Janitor, em português, é a pessoa que cuida da limpeza e manutenção de um edifício, cuidando também da porta. De uma certa forma, é um porteiro. Em latim, porta é “janua”. Daí Janus, o Deus das Portas, Portões e da segurança das entradas das cidades, na mitologia romana.

Janus tem duas faces, igual uma porta que tem o lado de dentro e o lado de fora e foi justamente por causa dessa dualidade que o mês de janeiro (january) tem esse nome: é o mês que olha para trás (o ano que passou) e para frente (o ano que começa). A expressão Janus-faced significa “hipócrita”, tendo duas faces (“a Janus-faced view of history”; “a Janus-faced policy”).

Exemplo: Typical janitorial work often consists of the following tasks: Cleaning bathrooms, Cleaning floors, Emptying trash and so on.

Receba aqui um prêmio que vai ajudar você a falar inglês!

Clique aqui e acesse!

I hope that helps!

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

3 comentários

  • 22/08/08  
    Mauro diz: 1

    O começo desse artigo não está escrito ao contrário?
    “Janitor, em português, é a pessoa que…”

    O correto não seria?
    “Janitor, em inglês, é a pessoa que…”

    Em português, a palavra “janitor” poderia ser traduzida como “zelador”.

  • 25/02/09  
    ieda diz: 2

    È a primeira vez que leio esse artigo, gostei e como estou sempre interessada em estudar inglês, agradeço essas oportunidade, obrigada,

  • 08/12/09  
    Giselda Martins diz: 3

    Acessei há pouco tempo este site e adorei. Parabéns. Sobre o comentário do dia 22/08/08 realmente acho que o mais certo é: “Janitor, em inglês, …” vlw.