Prolixo, eu? (expressões da língua inglesa)

Há várias expressões em Português que são vistas como redudantes e desnecessárias. Quando não, incorretas. Em inglês, para a minha mais completa estupefação, elas servem para definir de uma forma mais precisa alguns termos. A nossa resposta mais comum a tais termos é o estranhamento. Porém, como línguas não devem ser questionadas, e sim assimiladas, rendo-me a usá-las e até passá-las adiante!

Confira algumas:

Shoot someone dead = Atirar em alguém morto

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

A ênfase aqui é a de que, além de atirar, matou. Ou seja, o resultado do tiro foi a morte. Você pode conferir uma matéria na BBC que usa esta expressão, ou até ler a letra da canção do Caetano Veloso.

Cut someone/something open = Cortar algo/alguém aberto

A ênfase é de que o corte abre algo, alguém. Por exemplo, é um termo muito usado quando se fala em cortar batatas para fazer o tradicional prato inglês jacket potato. A batata é cortada em duas ou quatro fatias de modo que pareça aberta. Este termo também é utilizado em procedimentos cirúrgicos, quando ‘se abre’ uma pessoa para uma operação, por exemplo.

Soak in wet = encharcado de molhado

A primeira vez que escutei isso, achei super estranho. Porém agora compreendo a intenção do exagero, mas ainda considero a formação desta frase esquisitíssima. Já a ouvi quando alguém se refere a outro que se encharcou na chuva.

Exemplo:

  • It was pouring down and when he arrived he was soaked in wet. (Estava chovendo muito e quando ele chegou, ele estava encharcado.)

Já a ouvi também em um contexto sexual, para referir-se a mulheres.

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Close the door locked = Fechar a porta trancada

Além de fechar a porta, passar a chave. Ou seja, não apenas encostar a porta, mas também trancá-la.

Estas expressões demoramam um pouco para serem absorvidas por mim, que sempre achei expressões como ‘entrar para dentro’, dignas de repúdio. Porém, é como dizem, muda a língua, mudam os ângulos e as regras. É preciso não tentar traduzir ao pé da língua e manter a mente aberta!

Sobre o Autor: Breno Pessoa mora em Londres e trabalha como produtor de conteúdo para a EF (Education First).

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

Mostrar 15 comentários