Sem inglês seu currículo não vai ser sequer lido

A gente faz faculdade, perde horas de sono, faz uma especialização aqui, outra ali, faz de tudo pra mostrar um bom trabalho, abre mão de algumas coisas por causa da carreira, às vezes fica até meio workaholic.

Daí um dia um consultor de uma agência de recrutamento entra em contato oferecendo a vaga dos seus sonhos, admira seu currículo e… fica decepcionado ao descobrir que você não fala inglês!

E o que talvez alguns não saibam é que algumas empresas brasileiras estão pulando essa fase de admirar o currículo antes de saber se a pessoa fala inglês ou não.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Hoje em dia, empresas localizadas no Brasil e que têm matriz estrangeira, ou que exercem algum tipo de atividade internacional, estão contratando consultorias internacionais para fazerem recrutamento de profissionais para conduzirem os processos seletivos das vagas que serão abertas aqui mesmo no país. Ou seja, seu mega-maxi-hiper-super-currículo só vai ser de fato lido em detalhes depois que o headhunter aprovar seu inglês.

Assustou, né? Escutei hoje: “It’s been really hard to find good bilingual professionals there in Sao Paulo!” (Tem sido muito difícil encontrar profissionais bilíngues aí em São Paulo), e então pensei: caramba, se está difícil encontrar aqui na maior cidade do país, imagine nas outras cidades! Mas observem que o difícil não está no “encontrar” (isso eles conseguem de forma bem fácil, ainda que sejam currículos em português), o difícil mesmo está no “bilingual”.

Por isso, pessoal, ninguém tem que se assustar não. O que tem que fazer é aproveitar a oportunidade que temos para “arregaçar as mangas” (roll up the sleeves) e colocar em prática tudo aquilo que todo mundo aqui no EE mais quer: aprender, compartilhar conhecimento*, e aperfeiçoar continuamente, para então poder se orgulhar não só das futuras conquistas, mas também de toda a trajetória percorrida até chegar nela.

Então para começar a estudar, se você tem perfil autodidata, recomendo como aprender inglês sozinho, mas se precisar de uma ajuda, conheça o programa de estudos do English Experts.

Uma outra dica para quem estiver procurando um emprego é ler como escrever um currículo em inglês.

Só para complementar, segue abaixo um simulado de entrevista em inglês que aborda vários temas:

  1. Falando sobre sua vida
  2. Sobre a personalidade do entrevistado
  3. Sobre a vida acadêmica
  4. Contando sobre a experiência profissional
  5. Trajeto para o trabalho
  6. Falando sobre o futuro
  7. Postura no ambiente trabalho
  8. Vida particular
  9. Finalizando a entrevista

See you next time!

Flávia

Flávia Magalhães

Flávia Magalhães é estudante de inglês e colabora periodicamente com artigos para o EE. Além disso ela é moderadora do Fórum do English Experts.

Mostrar 21 comentários