Sufixos e Prefixos em inglês

Uma ótima forma de expandir o vocabulário de Inglês é através da utilização de prefixos e sufixos. Eles têm a capacidade de alterar o significado das palavras e até mesmo mudar a sua classe gramatical. Para melhorar o entendimento vamos pegar o exemplo do sufixo less.

O “less” é um tipo de sufixo que transforma um substantivo em adjetivo e passa a idéia de falta, ausência. Por exemplo, o substantivo “casa” se transforma em “sem-teto” se você acrescentar o less no final da palavra home (homeless = sem-teto). Confira outros usos: careless (descuidado), hopeless (que não tem esperança), meaningless (sem sentido), painless (indolor), useless (inútil).

Um exemplo de prefixo muito útil par exagerar a ação de um verbo é o “over“. Ás vezes ele até muda o significado do verbo. Veja:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • oversleep (dormir mais do que o necessário)
  • overspeed (ir a uma velocidade acima do normal)
  • overload (sobrecarregar )
  • overflow (inundar)
  • overdose (dose excessiva)
  • overheat (esquentar mais do que o necessário)

Você tem alguma dica sobre prefixos e sufixos no Inglês? Envie nos comentários. Agradeço antecipadamente pela colaboração.

I hope that helps!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 67 comentários