Turbinando seu Inglês com a Técnica “Shadowing”

Turbinando seu Inglês com a Técnica "Shadowing"

Antes de tudo eu agradeço pelo feedback no meu último artigo. Para aqueles que ainda não leram, aqui está o link: ZPD: seu professor sabe o que é isso e você também deveria saber.

Faça uma Aula GRÁTIS de inglês com um professor de nativo e avalie se você é capaz de se comunicar com um estrangeiro.
Começar agora!

Hoje vou apresentar uma técnica chamada shadowing.

Que nome estranho é esse?

Como já deu para notar shadowing vem da palavra shadow que, em português, é equivalente à “sombra”. Essa técnica (considerada ainda experimental) vai ajudar você a trabalhar e desenvolver sua pronúncia, ritmo e entonação, que são, por sua vez, três importantíssimos componentes para aqueles que buscam a tão sonhada fluência, ou seja, vai contribuir para que você soe mais natural ao falar Inglês.

Vamos entender, de fato, do que se trata o shadowing.

Shadowing é uma técnica onde você pratica repetindo/seguindo o locutor (speaker) praticamente ao mesmo tempo, ou seja, como uma sombra, daí o nome shadowing. Trata-se de algo diferente da técnica comum de repetição (onde você escuta e depois repete), pois você deve esperar até o fim da frase para então repeti-la; com o shadowing você deve repetir “simultaneamente” ao locutor.

Essa técnica funciona com qualquer conteúdo em inglês, basta você escolher um fragmento de vídeo ou áudio de sua preferência como uma cena de um filme ou série (por exemplo o filme The Matrix), pois há vários diálogos interessantes. Recomendo o uso de transcript para acompanhar nas primeiras tentativas. Se você é iniciante recomendo diálogos mais simples e de fácil compreensão.

Onde posso achar conteúdo para praticar? Confira algumas recomendações abaixo:

O Youtube também é um excelente recurso para encontrar conteúdo para a prática do Shadowing, corra atrás!

Quer melhorar o seu listening? Você trava na hora de falar inglês? Não consegue se comunicar bem no trabalho ou entre amigos? Clique aqui e saiba como nós podemos te ajudar.

Não se preocupe se você não conseguir nas primeiras tentativas (as minhas foram frustrantes, mas depois de muita insistência eu consegui). Seja persistente até que, também, consiga “pegar o jeito da coisa”. Os resultados podem ser bastante compensadores.

Seguem dois links com mais informações sobre o assunto (está em inglês):

Agora um vídeo explicativo onde é mostrada a técnica sendo executada (também em inglês, mas ele fala bem devagar). Para ir direto à dica pule para o minuto seis.

That’s it folks, I hope you enjoy the tip!
See you!

Sobre o Autor: Meu nome é Marcos Paulo Moreira, me graduei em Letras recentemente, sou Professor de Inglês em uma pequena escola de cursos aqui na minha cidade (Anápolis-GO). O Inglês entrou na vida por acaso quando ainda era criança e não saiu mais, hoje vejo que aprender sempre foi algo prazeroso para mim, o simples conhecimento por conhecimento, sendo este um dos motivos de ter me tornado professor.

Hora de Praticar

O nosso parceiro está oferecendo 15 minutos de Aula Grátis para você colocar em prática o que acabou de aprender. Não perca essa oportunidade.

Acessar Código Promocional

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

Mostrar 24 comentários