Muito se fala hoje em dia sobre cirurgia plástica, tanto no que diz respeito à necessidade ou vontade de se fazer uma quanto aos excessos cometidos. Olhando várias revistas nacionais e importadas observei que é um tema recorrente e achei que seria útil trabalhar vocabulário relacionado. Inicialmente me deparei com o vídeo abaixo que trata de algumas questões interessantes.
Como explicado, a palavra cirurgia plástica (plastic surgery) vem da palavra grega para moldar ou dar forma (mold or shape) e seu objetivo principal seria fazer alguém se sentir inteiro novamente, restaurando funções (making someone whole again, restoring function). Aliás, a expressão nip-and-tuck é usada coloquialmente para se referir à cirurgia plástica. Ao pé da letra seria algo como belisca e aperta…faz sentido.
Voltando ao vídeo, achei essa introdução muito interessante pois na nossa sociedade, tão preocupada com a aparência e a manutenção da juventude, nos esquecemos de uma parte importantíssima da cirurgia plástica, que é a cirurgia reconstrutora (reconstructive plastic surgery). Nesse caso temos vocabulário importante como:
- breast reconstruction – reconstrução de mama
- fixing injuries after an accident – tratamento de feridas depois de um acidente
O outro lado da moeda seria a cirurgia plástica estética (cosmetic plastic surgery), que obviamente tem função importante, mas que acaba também sendo campo fértil para os exageros. O vídeo menciona breast augmentation (aumento das mamas) e liposuction (lipoaspiração), mas gostaria de acrescentar abdominoplasty (abdominoplastia) que é mais comumente conhecido como tummy tuck e rhinoplasty (rinoplastia – cirurgia no nariz) , o famoso nose job.
Olhem só a formação dessas expressões:
- Tummy = forma reduzida de stomach + tuck = comprimir, pressionar (lembra do nip-and-tuck?)
- Nose = nariz + job = trabalho
Interessante, não?
Bons estudos!
Ainda precisa de ajuda?
Configura algumas opções:
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 3 comentários