A Gente só Enxerga o que está Preparado para Ver

Não precisa ir muito longe, veja o que acontece em nossos estudos de inglês. É só aprender uma nova palavra, que um fenômeno acontece. Parece que o universo conspira para que o novo verbete apareça em todo canto. Mesmo em textos ou podcasts antigos, onde não havíamos percebido a sua presença. Será que elas foram inseridas lá por um ser supremo? Provavelmente não.

Assim como acontece em diversas áreas de nossa vida, a gente só enxerga o que está preparado para ver. Por isso que às vezes é quase impossível convencer uma outra pessoa de algo que para você parece óbvio.

Você está se preparando para as provas de proficiência TOEFL e TOEIC?  Então baixe um guia grátis da English Live: Dicas Para as Provas do TOEFL e do TOEIC. Nele você encontrará mais informações sobre o que são esses exames, porque eles são importantes, e também dicas na hora de realizar. Clique aqui e saiba como baixar!

Vamos a outro exemplo, quem já comprou carro sabe do que eu vou falar. Depois de escolhido o modelo, a gente passa a vê-lo nas ruas a todo momento. É incrível! É como se o carro que você vai comprar estivesse te perseguindo.

O mundo está cheio de exemplos de pessoas que perderam oportunidades incríveis por pura falta de visão, elas eram burras? Claro que não! Simplesmente não estavam preparadas para enxergar as oportunidades. Recorro à velha história da Xerox, sim, estou falando da empresa que fabrica as famosas copiadoras.

Vocês sabiam que o computador, da forma que conhecemos hoje, foi completamente concebido pelos engenheiros da Xerox? Na época a diretoria da empresa, com receio de perder mercado para as concorrentes, reuniu um time de aproximadamente 50 gênios e lhes deram a tarefa de inventar a forma como os escritórios iriam funcionar no futuro. Os caras arrebentaram! Entre outras coisas incríveis, eles criaram a interface gráfica e o conceito de mouse. Coisas que muitos anos depois seriam a base da informática moderna.

Hoje a Xérox poderia dominar toda a indústria da informática, no lugar da Microsoft, Apple e arrisco a dizer, Google. Vejam só! Ao ver as invenções que o time de engenheiros havia desenvolvido, os diretores ironizaram: “como uma coisa chamada mouse pode fazer sucesso?”. Era uma oportunidade única, só que eles simplesmente não viram isso. Para nossa sorte Steve Jobs, viu. O resto é história!

Fica a mensagem, “a gente só enxerga o que já está preparado para ver”, o sucesso pode estar debaixo no seu nariz. Então procure!

Para concluir, gostaria de indicar um site que foi um verdadeiro achado para mim: o TED. O seu slogan é Ideas Worth Spreading. Ele apresenta uma série de palestras de pessoas incríveis, seres humanos que conseguem ver um pouco além da visão míope tradicional. Vale a pena acessar e degustar deste universo de conhecimento.

See you tomorrow!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 17 comentários