
A prof. Mônica explica como os professores podem ajudar os seus alunos a aprender vocabulário de forma efetiva. Dica imperdível!
Atualmente existe um reconhecimento cada vez maior da importância do aprendizado de vocabulário para uma comunicação efetiva numa língua estrangeira. Quando não se faz a escolha correta de palavras e expressões há quebra de comunicação.
Como fazer, então, para potencializar a aquisição de vocabulário? Gostaria de apresentar duas ideias. Primeiro o aluno deve ser exposto à palavras e frases em contextos variados para que fique claro não só suas variações de significado como também a frequência com que aparecem na língua, seu grau de formalidade, como se colocam numa frase em relação a outras palavras. Agora, é papel do professor explicitar esses usos, chamar a atenção do aluno para determinado vocabulário ajuda o aluno no processo mental da sua aquisição.
Vocabulário novo só será absorvido se tivermos o suporte de algo que já conhecemos, seja na nossa primeira língua ou na língua que está sendo ensinada. Pode estar certo que simplesmente ouvir uma língua estrangeira totalmente desconhecida por horas não vai levar à aquisição de vocabulário. Se você nunca aprendeu nada de alemão, por exemplo, experimente sintonizar uma rádio alemã e veja se vai conseguir aprender alguma coisa.
Uma outra forma de ajudar nossos alunos é apresentando o que chamamos de “chunk”, “chunks” são expressões já prontas da língua como por exemplo:
Anything else? (Mais alguma coisa?)
By the way (Por falar nisso/ Aliás)
Essas expressões fixas são muito frequentes em conversas do dia-a-dia e ajudam o falante a produzir construções mais longas e com maior segurança.
Tendo essas duas ideias em mente, com certeza, já podemos contribuir, e muito para que nossos alunos tenham um melhor vocabulário e consequentemente uma comunicação mais efetiva na língua que está aprendendo.
Ainda precisa de ajuda?
Configura algumas opções:
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 14 comentários