Como ajudar os alunos a aprender vocabulário?

StudentsAtualmente existe um reconhecimento cada vez maior da importância do aprendizado de vocabulário para uma comunicação efetiva numa língua estrangeira. Quando não se faz a escolha correta de palavras e expressões há quebra de comunicação.

Como fazer, então, para potencializar a aquisição de vocabulário? Gostaria de apresentar duas ideias. Primeiro o aluno deve ser exposto à palavras e frases em contextos variados para que fique claro não só suas variações de significado como também a frequência com que aparecem na língua, seu grau de formalidade, como se colocam numa frase em relação a outras palavras. Agora, é papel do professor explicitar esses usos, chamar a atenção do aluno para determinado vocabulário ajuda o aluno no processo mental da sua aquisição.

Vocabulário novo só será absorvido se tivermos o suporte de algo que já conhecemos, seja na nossa primeira língua ou na língua que está sendo ensinada. Pode estar certo que simplesmente ouvir uma língua estrangeira totalmente desconhecida por horas não vai levar à aquisição de vocabulário. Se você nunca aprendeu nada de alemão, por exemplo, experimente sintonizar uma rádio alemã e veja se vai conseguir aprender alguma coisa.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Uma outra forma de ajudar nossos alunos é apresentando o que chamamos de “chunk”, “chunks” são expressões já prontas da língua como por exemplo:

Anything else? (Mais alguma coisa?)
By the way (Por falar nisso/ Aliás)

Essas expressões fixas são muito frequentes em conversas do dia-a-dia e ajudam o falante a produzir construções mais longas e com maior segurança.

Tendo essas duas ideias em mente, com certeza, já podemos contribuir, e muito para que nossos alunos tenham um melhor vocabulário e consequentemente uma comunicação mais efetiva na língua que está aprendendo.

Leia a parte 2 deste artigo.

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 14 comentários