A professora Mônica preparou mais um ótimo artigo sobre o ensino de vocabulário. Serve como inspiração tanto para professores quanto para alunos. Confira abaixo!
Dada a grande importância do aprendizado de vocabulário para uma comunicação efetiva numa língua estrangeira pensei em estender um pouco mais esse assunto já visto num artigo anterior.
Gostaria de apresentar mais duas ideias. Já havia falado de exposição à língua com o devido suporte do professor e também da importância da apresentação de estruturas fixas. Hoje gostaria de falar sobre a questão da reciclagem e da importância da autonomia do aluno.
Reciclagem constante leva à retenção de vocabulário e quando falamos em retenção temos aí duas ideias implícitas, frequência e memória de longo prazo. A frequência com que vemos um palavra é o que vai definir se essa palavra vai passar da nossa memória de curto prazo para a nossa memória de longo prazo. Cada vez que reencontramos uma palavra, no nosso subconsciente a avaliamos, modificamos ou expandimos sua interpretação até alcançar a variedade de significados que um falante nativo tem. Agora, uma dica importante é que a retenção de vocabulário acontece de forma mais eficaz se a exposição acontece em intervalos, assim, quando apresentamos um novo vocabulário para nossos alunos não adianta massificar a sua exposição e sim ter o cuidado de introduzi-lo novamente em diferentes contextos. Por exemplo, se ele foi apresentado da primeira vez num diálogo ou texto, peça que os alunos criem frases com essa palavra, volte a elas em exercícios, jogos. E vice-versa, vocabulário pode ser introduzido através de um jogo, um quiz ou simplesmente uma pergunta e depois retorna-se a ele num texto, diálogo, música.
Autonomia! Palavra importantíssima no universo do aprendizado. É preciso que os alunos entendam que embora professores sejam facilitadores do processo ensino-aprendizagem esse processo não se limita ao momento da aula. Alunos precisam aprender como continuar a adquirir vocabulário por si próprios. Um primeiro passo para essa independência é mostrar ao aluno que ele precisa reconhecer o seu estilo de aprendizagem, ele deve ter consciência de que estratégias são mais eficazes para o seu próprio aprendizado:
- Ler e repetir em voz alta?
- Tomar notas?
- Fazer lista de vocabulário?
- Desenhar?
- Traduzir?
- Criar frases?
- Criar estórias?
E você? Já sabe como aprender melhor vocabulário?
Aguardo comentários!
Ainda precisa de ajuda?
Configura algumas opções:
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 16 comentários