Como ajudar os alunos a aprender vocabulário? (2)

Como ajudar os alunos a aprender vocabulário? (2)

A professora Mônica preparou mais um ótimo artigo sobre o ensino de vocabulário. Serve como inspiração tanto para professores quanto para alunos. Confira abaixo!

Dada a grande importância do aprendizado de vocabulário para uma comunicação efetiva numa língua estrangeira pensei em estender um pouco mais esse assunto já visto num artigo anterior.

Saiba já o seu nível de inglês - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.
Iniciar Conversação

Gostaria de apresentar mais duas ideias. Já havia falado de exposição à língua com o devido suporte do professor e também da importância da apresentação de estruturas fixas. Hoje gostaria de falar sobre a questão da reciclagem e da importância da autonomia do aluno.

Reciclagem constante leva à retenção de vocabulário e quando falamos em retenção temos aí duas ideias implícitas, frequência e memória de longo prazo. A frequência com que vemos um palavra é o que vai definir se essa palavra vai passar da nossa memória de curto prazo para a nossa memória de longo prazo. Cada vez que reencontramos uma palavra, no nosso subconsciente a avaliamos, modificamos ou expandimos sua interpretação até alcançar a variedade de significados que um falante nativo tem. Agora, uma dica importante é que a retenção de vocabulário acontece de forma mais eficaz se a exposição acontece em intervalos, assim, quando apresentamos um novo vocabulário para nossos alunos não adianta massificar a sua exposição e sim ter o cuidado de introduzi-lo novamente em diferentes contextos. Por exemplo, se ele foi apresentado da primeira vez num diálogo ou texto, peça que os alunos criem frases com essa palavra, volte a elas em exercícios, jogos. E vice-versa, vocabulário pode ser introduzido através de um jogo, um quiz ou simplesmente uma pergunta e depois retorna-se a ele num texto, diálogo, música.

Autonomia! Palavra importantíssima no universo do aprendizado. É preciso que os alunos entendam que embora professores sejam facilitadores do processo ensino-aprendizagem esse processo não se limita ao momento da aula. Alunos precisam aprender como continuar a adquirir vocabulário por si próprios. Um primeiro passo para essa independência é mostrar ao aluno que ele precisa reconhecer o seu estilo de aprendizagem, ele deve ter consciência de que estratégias são mais eficazes para o seu próprio aprendizado:

  • Ler e repetir em voz alta?
  • Tomar notas?
  • Fazer lista de vocabulário?
  • Desenhar?
  • Traduzir?
  • Criar frases?
  • Criar estórias?

E você? Já sabe como aprender melhor vocabulário?

Aguardo comentários!

Hora de Praticar

O nosso parceiro está oferecendo 15 minutos de Aula Grátis para você colocar em prática o que acabou de aprender. Não perca essa oportunidade.

Acessar Código Promocional

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 16 comentários