Daniel, como você aprendeu Português? – com áudio

Daniel é um dos colaboradores mais ativos do fórum. Ele é americano e utiliza o fórum do EE para estudar português, suas participações são sempre muito valiosas.

Um fato interessante sobre o nosso convidado de hoje é que ele aprendeu português com o objetivo de se comunicar com o seu professor (brasileiro) de Jiu-jitsu. Daniel começou a estudar em setembro de 2008 e veio para o Brasil em junho de 2009. Ficou aqui apenas um mês, mas foi o suficiente para ele aprender novas palavras e vivenciar o idioma.

Ouça agora o próprio Daniel contando a sua história (em português é claro):

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Acredito que aprender um idioma com um objetivo bem traçado é garantia de sucesso. Eu uso o inglês diariamente como ferramenta em meu trabalho (projetos de tecnologia), Daniel usa para se comunicar com seu professor e colegas do esporte, muitos aprendem inglês para entender as músicas de sua banda favorita. Você já se perguntou onde você vai aplicar o inglês? Aqueles que respondem essa pergunta de forma clara têm muito mais chances de se dar bem com o novo idioma.

Daniel, muito obrigado por compartilhar conosco a sua experiência. Aproveito para agradecer também a sua dedicação ao fórum, as suas mensagens nos ajudam muito.

All the best!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 65 comentários

  • 18/05/11  
    Jack Morais diz: 1

    Muito bacana a pronúncia. Dia desses eu estava assistindo um documentário sobre a capoeira no mundo e descobri que muitas pessoas começam a aprender o português para poder cantar as músicas daquele esporte. É interessante perceber que quando há um foco para se aprender um idioma, o objetivo é alcançado em menos tempo.

  • 19/05/11  
    Junior diz: 2

    “aprender muito vocabulário novo” … Estão focando tanto no inglês, que desaprenderam o português …

    • 19/05/11  
      Alessandro diz:

      Junior,

      Eu reformulei o trecho, realmente não ficou bom.
      Só uma nota, seu comentário ficou um pouco arrogante. Tenho certeza que não foi isso que você quis passar, o texto escrito não passa entonação, fica como sugestão: releia as coisas antes de enviar. ok?

      Bons estudos buddy!

    • 19/05/11  
      Junior diz:

      Desculpe, não foi essa minha intenção. Apenas comentei o que pensei.

      PS: Parabéns pelo site.

    • 19/05/11  
      Junior diz:

      Só mais um adendo: Sobre o “desaprender o português”; quis dizer que isso também acontece comigo. Acabo as vezes formulando uma frase em inglês automaticamente e quando falo em português ela perde o sentido, ou não expressa o que eu queria realmente dizer …

    • 19/05/11  
      Alessandro diz:

      Junior,

      Obrigado pela compreensão e por voltar aqui para esclarecer o seu comentário.

      Bons estudos buddy!

  • 19/05/11  
    Flávia Magalhães diz: 3

    Aê Daniél/Dêniel! Mandou muito bem! Valeu por compartilhar a experiência conosco!

  • 19/05/11  
    Frederico diz: 4

    Daniel, parabéns. Seu português é muito bom. Você tem habilidade suficiente para dar aulas de português para seus amigos. Uma dica: se você conseguir acelerar um pouquinho, vai parecer com um brasileiro falando. Tenta.

  • 19/05/11  
    Frederico diz: 5

    Daniel, gostaria de acrescentar que a frase “estou com FOME de ir mais uma vez” não é falada no português brasileiro. Melhor: “estou com vontade de ir mais uma vez”. Valeu.

    • 19/05/11  
      Natália diz:

      eu adorei esse “estou com fome de voltar” dele.
      o cara é quase um brasileiro, se não fossem pelas pausas, eu não acreditaria que ele é americano.

  • 19/05/11  
    Ronni diz: 6

    Muito interessante o comentario em apenas 2 anos praticamente falando assim tão limpo , e vamos concordar que falou melhor que muitos brasileiros nativos , influenciados pelas girias , pelo sotaque , é como sempre digo é o portugues de Televisão , aquele limpo , sem puxar o S , sem puxar o R , salvo excessões.
    Mas enfim esse é minha primeira iniciativa de comentario aqui no blog. Acompanho sempre estudando o maximo que posso , devido o trabalho.
    Aguardo ansioso cada post.
    Abraços a todos colaboradores do site.

  • 19/05/11  
    Andréia diz: 7

    Nossa Daniel, parabéns mesmo!!! Realmente você está muito bem!!!! Espero um dia está nesta mesma mesma posição, só que em relação ao inglês!!!

  • 19/05/11  
    Raquel Braido diz: 8

    OMG! This is the BEST SITE EVER!
    Cara, eu descobri esse site pesquisando no google e foi a melhor coisa que me aconteceu. Olho todos os dias, acho as dicas muito legais e sempre com assuntos interessantes. Adorei o post. Muito bom! Parabéns por esse trabalho, de verdade. Que bom que existem pessoas como você, pois assim ajudam pessoas como eu (apaixonadas por outras linguas) a melhorar cada vez mais! Thank’s.

    • 19/05/11  
      Thaís diz:

      Falou tudo!

  • 19/05/11  
    Rafael Isquierdo diz: 9

    Muito bom Daniel! Muito bom mesmo.

    Também tenho uma historia para contar sobre viagem. Contei aqui no EE – https://www.englishexperts.com.br/forum/projeto-conversacao-parte-3-t11206-130.html#p85182 – em inglês.

    • 19/05/11  
      Natália diz:

      ouvi e realmente gostei.
      e o mais surpreendente pra mim, foi saber que eu consigo, sim, ouvir alguém falando em inglês, sem ter medo de não compreender o que a pessoa diz.
      obrigada por dividir sua experiência conosco. See you around (:

    • 19/05/11  
      Rafael Isquierdo diz:

      Andreia….

      Why don`t you try recording a audio and show us?

  • 19/05/11  
    Tamarah diz: 10

    Parabéns, Daniel. Você deu um show de pronuncia sem o” accent”americano tão dificil de não ter para os nativos.Good job!

    • 19/05/11  
      Bruno Sá diz:

      Saiu até um “accent” bahiano ali, puxando o “R”, realmente incrivel

  • 19/05/11  
    Danillo Maciel, 21 anos, Poá-SP diz: 11

    Caraca muito bom ! isso foi mais um incentivo pra mim aprender Inglês, pois, deve ter sido muito difícil aprender Português.

  • 19/05/11  
    João B. L. Ghizoni diz: 12

    Congratulations, Daniel. It was a pleasure to listen to you! Well done!

  • 19/05/11  
    Bruno Sá diz: 13

    hahaha que legal, é realmente muito curioso ver um fato como esse; e muito inspirador para quem estuda e quer aprender outra lingua.

    Ele tem EXATAMENTE o mesmo sutaque o DR. Rey (Dr. Hollywood), eu acho muito engraçado hehe.

    Parabéns ao incrível site e conteúdo exclusivo de muuita qualidade.

    • 19/05/11  
      Anadia diz:

      A tranquilidade ao falar tb me chamou a atenção. Processa primeiro e depois fala claramente… Quem diria que o exemplo inverso ( nós brasileiros escutando um americano falando português) seria tão rico…
      Obrigada pela oportunidade EE.

  • 19/05/11  
    Junior diz: 14

    Legal o podcast, mas ele teve a oportunidade e a condição de vir para o Brasil ou seja, esteve em contato com português como eles dizem twenty four seven, 24 horas por dia e 7 dias por semana,
    pena que muitos de nós brasileiros não temos essa oportunidade. Eu gostaria de saber se o Daniel já falava alguma outra lingua como o espanhol por exemplo?

  • 19/05/11  
    Silvana diz: 15

    Que o English Experts é um site fantástico, não há como contestar… eu concordo plenamente com o Daniel. Parafraseando as palavras dele “o aprendizado ocorre fora da aula, na prática”.
    Adorei o podcast!
    Parabéns, Daniel. Parabéns, Alessandro.
    Sigo o EE de pertinho, quetinha, mas firme e forte!

  • 19/05/11  
    Ivanilson Pereira Mota diz: 16

    Muito bem Daniel. Está de parabéns!

  • 19/05/11  
    Fernando Franca diz: 17

    Daniel, your experience is encouraging for both Brazilians and Americans. Thanks for sharing with us!

  • 19/05/11  
    Aline diz: 18

    Que legal!! eu o considero fluente, mesmo com a fala um pouco lenta! será que o meu inglês soa tão bem pra um nativo quanto o português do Daniel? eu duvido! mesmo depois de vários anos de estudo… :( hehe congratulations, Daniel!

  • 19/05/11  
    Hugo diz: 19

    Daniel, fiquei impressionado com o nível da sua pronúncia. Em diversos momentos soou como um nativo. O “fome de voltar” ficou engraçado :) Parabéns!

  • 19/05/11  
    Anadia diz: 20

    Acompanho sempre o EE através do meu e-mail e pods. Identifiquei-me muito com Daniel qdo ele falou a respeito de seu orgulho em ter cosneguido falar ao tel. Estou morando nos EUA tem 10 meses e meu ingles ( falado ) ainda esta engatinhando. E meu sonho tb é falar ao telefone….rsrsrs. Ainda chego lá… rs
    Parabéns pelo site, dicas, videos… enfim… Vcs tem me ajudado muito….

  • 19/05/11  
    Thaís diz: 21

    Nossa! Pronúncia perfeita do Daniel! Parabéns, mesmo! Tem MUITO brasileiro que não é capaz de se comunicar bem assim.

    Quanto ao EE, o único problema que vejo é que quando entro no site acabo perdendo a noção do tempo de tantas coisas interessantes que ele possui. Parabéns, Alessandro!

  • 19/05/11  
    Eduardo diz: 22

    Impossível!!!

    O Daniel não é americano!!
    Parece um brasileiro imitando um americano.

  • 19/05/11  
    Christian Hygino Carvalho diz: 23

    Me desculpem, mas não me parece ser verdadeiro este aúdio, ou seja, de um norte-americano que começou a estudar o inglês em 2008. Há muita expressões e detalhes na pronúncia das vogais que me fazem desconfiar de tal. Agora, se é verdade, meus sinceros cumprimentos para o Daniel. Ele é praticamente um nativo do português e fala mil vezes melhor que muito brasileirinho por aí.

    • 20/05/11  
      Flávia Magalhães diz:

      Oi Christian, sei que parece “irreal”, afinal de contas qtos brasileiros não passam 4 anos estudando inglês e não conseguem fluência? Mas eu tenho acompanhado a participação do Daniel no fórum desde o dia da inscrição dele, e posso garantir que não só o áudio como tudo o que ele disse é pura verdade… Além disso eu acho que o blog não publicaria um testemunho falso assim, sem razão. Não ganharia nada com isso.

      Eu tenho contato com alguns outros estrangeiros, ex: um americano casado com uma brasileira e que adora samba. Em dois anos, ele não é tão fluente como o Daniel, mas já sabe se virar qdo viaja pro Brasil, e até cantou uma música da Ivete Sangalo pra mim, rs!!

      Qto ao Daniel falar melhor do que muito brasileirinho, eu passei por situação semelhante: usei o pronome ‘whom’ numa frase um dia desses e minha professora americana disse “wow, you’re definetely a STUDENT, because native speakers use it so rarely they might have forgotten it still exists!” – ou seja, quem está estudando a língua tende à falar mais “direitinho” do que os nativos.

      Bons estudos!

  • 19/05/11  
    Eliana diz: 24

    Amei o post!! É realmente um incentivo para aqueles que desejam aprender outro idioma. WE CAN!!!

  • 19/05/11  
    Egle diz: 25

    Wow!! If I can speak as good as you do I’ll be really happy, Daniel. When I am in the US the people look at me surprised because I think they never saw a Brazilian before. So, I mean I understand the feeling when you said “as pessoas nunca haviam visto um americano”. Thank you, I do love your statements here.

  • 19/05/11  
    Caloã diz: 26

    Caramba, o cara quase não tem sotaque! Impressionante!!!
    É muito difícil um gringo falar português quase sem sotaque, mesmo aqueles que moram aqui há muito tempo!

  • 19/05/11  
    David Nunes diz: 27

    Parabens Daniel voce fala portugues muito bem.

  • 19/05/11  
    Vanessa diz: 28

    Realmente impressionante…Parabéns Daniel!

  • 19/05/11  
    Renato Alves diz: 29

    Ótimo português, gostei bastante.

  • 19/05/11  
    Iracema Improta diz: 30

    Cara, meus parabéns. Você fala muito bem, é um exemplo de que é possível atingir um nível de fluência se houver dedicação. Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência e conhecimento. Abraço.

  • 19/05/11  
    Bruna Rafaela diz: 31

    Ahhh parabéns Daniel!! Que lindo ver você falando assim, tão bem!! :D

  • 20/05/11  
    Roberto Luiz diz: 32

    Dá-lhe Alessandro!!
    O relato é 1 ponto de vista interessante para usarmos como espelhos para nós mesmos! 10!
    Uma sugestão, se permite, no Pod, prefira gravar pela manhã à noite.
    Grande abraço,

  • 20/05/11  
    Daize Lellys diz: 33

    Daniel, nem tenho palavras!!! Fantástico!!! Parabéns!
    Beijoca!

  • 20/05/11  
    Aradi Machado diz: 34

    Gostaria de parabenizar o Daniel pelo seu empenho e dedicação em aprender Português, está praticamente sem sotaque, fala com fluencia a lingua, nossa! Quero poder chegar lá falando ingles.

  • 20/05/11  
    Ivi Piotto diz: 35

    Daniel, parabéns pelo português. Eu conheço muitos ingleses, americanos e australianos que falam português, e poucos falam bem como você. Eu demorei uns 10 anos pra conseguir falar inglês tão bem quanto você fala português.
    É, falar por telefone em outra língua é bem difícil…
    Irado o jeito como você usa gírias.
    Adorei o podcast.

  • 20/05/11  
    Sirlene diz: 36

    Gostaria mesmo de aprender inglês pois ajudaria meu filho .Ele adora musicas em inglês.
    e adorei o comentario do Daniel.

  • 20/05/11  
    Danielle Vaz diz: 37

    Adorei ouvir o relato do Daniel. Ele fala o português fluentemente. E o nosso idioma também não é tão simples assim… Muito bom!!
    Espero alcançar essa fluência no inglês. Valeu, Daniel…Show de bola!!!

  • 21/05/11  
    Andréa diz: 38

    Que massa!! É ainda uma surpresa quando nos deparamos com um americano tendo interesse em nossa língua. Daniel, você tá falando muuuito bem! Parabéns!
    Deu gosto de ouvir. =D
    Tá lindo! Rsrs
    beijos

  • 21/05/11  
    Michele diz: 39

    Muito bom mesmo..
    isso é um incentivo pra quem quer aprender Inglês . . .
    o daniel mostrou que se você realmente quer , você vai conseguir. \o/

  • 21/05/11  
    Matheus diz: 40

    Parabéns Daniel !

    Você está falando muito bem !

    Se eu tivesse ouvido sem saber que você era americano, nem teria percebido que você não é nativo!

  • 21/05/11  
    Aline diz: 41

    Nossa,muito bom o português! Deve se sentir orgulhoso mesmo ..

  • 21/05/11  
    Alan diz: 42

    Seu português estar muito bom pra apenas dois anos de estudo…se não fosse pelas pausas e a fala pouco lenta eu diria que fosse um brasileiro…

  • 21/05/11  
    Kare diz: 43

    Realmente ele fala muito bem!
    Engraçado é que dá pra perceber bem que ele aprendeu o sotaque carioca!

  • 22/05/11  
    Natália diz: 44

    E estuda desde 2008? Pouco tempo, resultado impressionante. Parabéns!

  • 23/05/11  
    Henrique Souza diz: 45

    Cara que Legal ! As vezes achamos dificil falar com alguém Nativo, que até travamos. Serve de força pra todos que estão aprendendo Ingles.
    Onde conseguimos o contato do Daniel! :D
    Passa Aeee! ^^

  • 24/05/11  
    Gabriella diz: 46

    Incrível o Daniel! Estou impressionada,eu quero falar inglês tão bem quanto ele fala português.Ele serve de exemplo para todos nós sem dúvida.
    Vocês já viram a atriz Jordana Brewster falando português?
    http://www.youtube.com/watch?v=ov-HLBCNI0o

  • 24/05/11  
    Janilson diz: 47

    é impressionante e ate dificil de acreditar q esse cara é realmente americano, pq conheço mts americanos q moram no Brasil a anos e não conseguem pronunciar corretamente, principalmente o “r” e o “t”

  • 27/05/11  
    Márlon diz: 48

    Nossa, estou admirado por ver um americano falar tão bem o português, e ainda fico mais impressionado pois aprendeu a falar em poucos anos, isso mostra que não importa qual lingua por mais dificil que seja, com esforço e vontade você consegue aprende bem mais rapido. Obrigado, esse podcast serviu com expiração para min aprender o inglês com mais vontade. Valeu!

  • 28/05/11  
    FrankCastle diz: 49

    Valeu, Daniel! :-)

    Impressionante, sem sotaque!

  • 28/05/11  
    Danielle Tostes diz: 50

    Amei =D

  • 31/05/11  
    Rosana diz: 51

    Parabéns Daniel. Adorei ouvir você falar tão bem o português. Valeu !!!

  • 02/06/11  
    Stan diz: 52

    muito estimulante e motivadora a sua dedicação…parabéns!!!

  • 05/06/11  
    Sandra diz: 53

    Parabéns, Daniel! Seu português é muito bom, e quase sem sotaque. Muito inspiradora a sua força de vontade de aprender uma nova língua, mesmo que para usá-la por tão pouco tempo.

  • 28/06/11  
    Isabela diz: 54

    “(…) brasileiro de coração. Não… hahaha. É… talvez.” Hahaha, eu ri nessa parte.

    Enfim, seu português é ótimo. ;)