Diversifique as suas fontes de aprendizado

Hoje ao ler o comentário de uma leitora, eu lembrei de uma frase muito utilizada pelos investidores: diversifique seus investimentos. Existe ainda um provérbio que diz: Não ponha todos os ovos num só cesto (Don’t put all your eggs in one basket). Apesar do conceito ser comum na área financeira, nunca pensei que pudesse ser aplicado também à área de aprendizado de idiomas. Ficou curioso? Confira abaixo o comentário enviado pela leitora Ananda.

Aqui vai a minha pequena contribuição (em inglês: “my two cents”). Uma coisa que eu recomendo é diversificar as suas fontes de aprendizado, confira:

  • Dê uma olhada no YouTube. Tem alguns vídeos ensinando um pouquinho de vocabulário e gramática gratuitamente. Para começar busque “aprender inglês”.
  • Forme frases quando estiver aprendendo vocabulário novo. Em vez de tentar memorizar a palavra isoladamente, forme uma frase com a palavra (usando o que você já sabe de inglês). Imagine a frase em contexto, por exemplo, se a palavra for “bird” e a frase “That bird is blue”, imagine que você está apontando para um pássaro azul e dizendo a frase. Assim você já começa a usar e contextualizar a palavra.
  • Combine com um amigo para aprender com você. Marque horas regulares para conversação. Se vocês estiverem usando um livro, também podem alternar a responsabilidade de “professor” e cada um pode se responsabilizar por revisar um capítulo com o outro.
  • Procure sites que oferecem partes de cursos de graça.
  • Cole adesivos pela sua casa com o nome de objetos em inglês (essa é velha, mas acho que é boa).

Mas eu acho que uma das coisas mais importantes e estudar regularmente: nada de querer aprender tudo em um dia só e depois desistir. O importante é não parar, continue fazendo um pouquinho todos os dias.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Ananda, obrigado pelas valiosas dicas. Sucesso!

That’s all folks!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 10 comentários