O Cone do Aprendizado

Você se esquece daquilo que escuta, se lembra daquilo que vê e entende aquilo que faz. Hoje encontrei a explicação científica para esse famoso ditado. A teoria que deu origem ao ditado foi criada pelo educador Edgar Dale na década de 1960 e se chama Cone of Experience, em bom Português, Cone do Aprendizado.

Em seu trabalho, Dale apresenta o conceito de que quanto mais próximos da prática maior será a capacidade de absorção do conhecimento. Veja abaixo a representação gráfica.

O Cone do Aprendizado

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Algumas pessoas questionam a exatidão dos percentuais apresentados na imagem acima. Mas uma coisa é certa, nada melhor do que a prática (doing the real thing) para aprender efetivamente. Alguém aqui já viu algum médico que fez o curso de medicina por correspondência? Claro que não!

I hope that helps!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 8 comentários