Entenda os Tempos Perfeitos do inglês

Hoje vamos dar uma atenção aos tempos verbais temidos por muitos: os chamados “tempos perfeitos” (perfect tenses). São eles: present perfect, present perfect continuous, past perfect e past perfect continuous.

Vamos começar pelo present perfect, que para brasileiros aprendendo inglês, pode ser um pouco assustador pois é preciso esquecer o português e aprender um novo conceito. Eu acho que é sempre mais fácil aprendermos o present perfect em contraste com o simple past. Nos ajuda a entender melhor a ideia. Vamos lá:

Present Perfect x Simple Past

Antes de entender o conceito vamos à forma:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

I/YOU/WE/THEY + HAVE + VERB (past participle)
HE/SHE/IT + HAS + VERB (past participle)

O present perfect é usado para expressar uma ação cuja ênfase recai sobre ela mesma, não importa a data na qual aconteceu, não importa quando algo aconteceu e sim o que aconteceu.

  • We have had a lot of fun. – Nós nos divertimos bastante.

Aqui não importa quando nos divertimos e sim o fato de termos nos divertido.

O present perfect também pode expressar uma ação que começou no passado, permanece no presente e pode continuar no futuro.

  • I have worked as a teacher for twenty years. – Eu trabalho como professor há vinte anos.

Nesse caso estamos nos referindo a uma ação que começou no passado, continua no presente e pode se estender no futuro.

Também se emprega o verbo no present perfect quando acompanhado dos advérbios ever, never, yet, alredy, recently e before.

  • Have you ever visited the USA? – Você já visitou os Estados Unidos?

Pode ser usado também com o advérbio just, para designar uma ação que aconteceu há pouco tempo.

  • We have just hired three managers. – Nós acabamos de contratar três gerentes.

O simple past, diferentemente do que vimos acima, é usado para expressar uma ação ou atividade ocorrida em data específica no passado, dizemos quando algo aconteceu.

  • I got married last year. – Eu me casei no ano passado.

Palavras e expressões comumente usadas com o simple past são: yesterday, ten days ago, in 2008, last week etc.

Present Perfect Continuous

Começando com a forma temos:

HAVE/HAS + BEEN + VERB (-ing form)

Usamos o Present Perfect Continuous para falar de algo que começou no passado e continua no presente. Frequentemente usamos esse tempo verbal com palavras como: lately e recently.

  • I hope you haven’t been waiting for me for a long time. – Eu espero que você não esteja esperando por mim por muito tempo.

Past Perfect

A forma do past perfect é:

HAD + VERB (past participle)

Usamos o past perfect para falar de algo que aconteceu no passado, antes de outro fato. Palavras comumente usada com o past perfect são: just, already, yet, ever and never.

  • We‘d already eaten when you asked us out to lunch.  – Nós já tínhamos comido quando você nos convidou para almoçar.

Past Perfect Continuous

Sua forma é :

HAD + BEEN + VERB (-ing)

O past perfect continuous é bem similar ao past perfect, mas expressa ações mais longas no passado antes de outra ação no passado.

  • Dave started waiting at 9am. I arrived at 11am. When I arrived, Dave had been waiting for two hours. – O Dave começou a esperar às 9 da manhã. Eu cheguei às 11 da manhã. Quando eu cheguei, Dave estava esperando há duas horas.

Agora é só praticar, praticar e praticar.

Bons estudos!

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 9 comentários