Entenda o uso dos Conditionals

Quando ensino os conditional tenses, costumo dizer para os meus alunos que eles devem encará-los quase como uma fórmula matemática. Nesse caso estou me referindo a sua forma, mas quando estudamos um tempo verbal é preciso que não só a forma, mas também o uso esteja muito claro. Sendo assim, é dessa forma que trabalharei com cada tempo verbal, explicitando seu uso e sua forma. Os “conditional tenses” são: zero conditional, first conditional, second conditional e third conditional. Existem casos em que eles se misturam um pouco (mixed conditionals), mas esses casos deixarei para um post futuro.

Zero Conditional

Forma: IF/ WHEN/ UNLESS + VERB (present), VERB (present simple / imperative)

Usamos o zero conditional para falar sobre coisas que são sempre, ou geralmente, verdadeiras e para dar conselhos. Vejamos alguns exemplos:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • If I take the stairs, my legs hurt. (Se eu subo as escadas, minhas pernas doem.) – é algo que sempre ou geralmente acontece;
  • When water gets to 100 degrees Celsius, it boils. (Quando a água chega a 100 graus Célsius, ela ferve.) – uma verdade;
  • Don’t interrupt the meeting unless the boss calls. (Não interrompa a reunião a não ser que o chefe chame.) – um conselho.

First Conditional

Forma: IF + SUBJECT + VERB (simple present) + SUBJECT + WILL + VERB (infinitive without “to”)

Usamos o first conditional para falar sobre uma forte possibilidade ou certeza no futuro.

  • If you try it, you won’t regret it. (Se você experimentar, você não vai se arrepender.) – forte possibilidade;
  • If they need it, they‘ll buy it. (Se eles precisarem, eles vão comprar) – certeza.

Second Conditional

Forma: IF + VERB (simple past)/ + WOULD + VERB (infinitive without “to”)

Usamos o second conditional para falar sobre situações hipotéticas, não verdadeiras ou possíveis no presente ou no futuro; coisas que não acontecem ou não vão acontecer.

  • If I had the money, I would take my dream vacation. (Se eu tivesse dinheiro, eu tiraria minhas férias de sonho.)
  • Where would you go if you could* fly?

*Observe que às vezes usamos “could” ou “might” em vez de “would”.

Third Conditional

Forma: If + PAST PERFECT/WOULD HAVE + PAST PARTICIPLE

Usamos o third conditional para falar sobre uma situação hipotética no passado, algo que não aconteceu.

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

  • If I had had the time, I would’ve taken that trip to Mexico. (Se eu tivesse tido o tempo, eu teria feito aquela viagem para o México.)
  • We would’ve been on time for the show if we hadn’t gotten stuck in traffic. (Nós teríamos chegado a tempo para o show se nós não tivéssemos ficado presos no trânsito.)

E agora, como eu sempre digo, é só praticar, praticar e praticar.

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 11 comentários