Entenda o uso dos Conditionals

Quando ensino os conditional tenses, costumo dizer para os meus alunos que eles devem encará-los quase como uma fórmula matemática. Nesse caso estou me referindo a sua forma, mas quando estudamos um tempo verbal é preciso que não só a forma, mas também o uso esteja muito claro. Sendo assim, é dessa forma que trabalharei com cada tempo verbal, explicitando seu uso e sua forma. Os “conditional tenses” são: zero conditional, first conditional, second conditional e third conditional. Existem casos em que eles se misturam um pouco (mixed conditionals), mas esses casos deixarei para um post futuro.

Zero Conditional

Forma: IF/ WHEN/ UNLESS + VERB (present), VERB (present simple / imperative)

Usamos o zero conditional para falar sobre coisas que são sempre, ou geralmente, verdadeiras e para dar conselhos. Vejamos alguns exemplos:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • If I take the stairs, my legs hurt. (Se eu subo as escadas, minhas pernas doem.) – é algo que sempre ou geralmente acontece;
  • When water gets to 100 degrees Celsius, it boils. (Quando a água chega a 100 graus Célsius, ela ferve.) – uma verdade;
  • Don’t interrupt the meeting unless the boss calls. (Não interrompa a reunião a não ser que o chefe chame.) – um conselho.

First Conditional

Forma: IF + SUBJECT + VERB (simple present) + SUBJECT + WILL + VERB (infinitive without “to”)

Usamos o first conditional para falar sobre uma forte possibilidade ou certeza no futuro.

  • If you try it, you won’t regret it. (Se você experimentar, você não vai se arrepender.) – forte possibilidade;
  • If they need it, they‘ll buy it. (Se eles precisarem, eles vão comprar) – certeza.

Second Conditional

Forma: IF + VERB (simple past)/ + WOULD + VERB (infinitive without “to”)

Usamos o second conditional para falar sobre situações hipotéticas, não verdadeiras ou possíveis no presente ou no futuro; coisas que não acontecem ou não vão acontecer.

  • If I had the money, I would take my dream vacation. (Se eu tivesse dinheiro, eu tiraria minhas férias de sonho.)
  • Where would you go if you could* fly?

*Observe que às vezes usamos “could” ou “might” em vez de “would”.

Third Conditional

Forma: If + PAST PERFECT/WOULD HAVE + PAST PARTICIPLE

Usamos o third conditional para falar sobre uma situação hipotética no passado, algo que não aconteceu.

  • If I had had the time, I would’ve taken that trip to Mexico. (Se eu tivesse tido o tempo, eu teria feito aquela viagem para o México.)
  • We would’ve been on time for the show if we hadn’t gotten stuck in traffic. (Nós teríamos chegado a tempo para o show se nós não tivéssemos ficado presos no trânsito.)

E agora, como eu sempre digo, é só praticar, praticar e praticar.

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 11 comentários