Fluência ou Precisão: qual habilidade é mais importante?

Ser capaz de se comunicar em uma conversa é tão importante quanto ter bons conhecimentos de gramática. Existem duas habilidades que podemos focar quando estamos aprendendo um novo idioma – Fluência (Fluency) ou Precisão (Accuracy). A Fluência te permite comunicar na velocidade normal, sem muita hesitação. Precisão é dizer as coisas corretamente, usando a estrutura gramatical correta. Ambas são igualmente importantes quando você está conversando, mas são difíceis de praticar ao mesmo tempo.

Então, na próxima vez que você estiver conversando, tente focar apenas em uma dessas habilidades – por exemplo, Fluência. Fale rápido e tente passar a mensagem sem se preocupar muito com a gramática. Em outra oportunidade, tente focar a gramática em detrimento à fluência. Fale devagar, prestando atenção nas estruturas gramaticais e se corrija a cada erro cometido. Essa alternância no foco da comunicação fará com que você melhore as duas habilidades com o tempo.

Então, mãos à obra.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

I hope that helps!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 15 comentários