Pronúncia da palavra "cérebro" (brain)
Olá pessoal,
Eu sempre posto 'esquisitices' da língua portuguesa nessa parte do Fórum, e hoje tem mais uma:
A pronúncia da palavra cérebro.
Em português temos a convicção de que lemos a palavra como é escrita, não é mesmo?
Então, por que existem pessoas que dizem 'célebro'?
Pela pesquisa eu digitei 'célebro' no Google e... Aproximadamente 10.400.000 resultados (0,14 segundos)!
Como eu sempre 'baseio' os meus posts em situações do meu cotidiano trabalhista, eis mais um relato - eu ganhei um filhotinho de gato e decidi colocar o nome de huh, Cérebro (por eu já tenho o Pink - Pink & Brain, alguém se lembra? Aqueles ratos de laboratórios maquiavélicos - segue a imagem abaixo) e um certo colega aqui do my job vem e diz: "-Será que vai 'pegar' o nome Célebro?" Doeeeu em mim.

E não é só esse meu colega que teima em sempre trocar o R pelo L não. Por isso o propósito dessa mensagem é alertar esse erro bizarro fonético e ortográfico (sad) que muita gente nesse Brasil comete.
É bom tomar cuidado e não ignorar se um amigo ou colega cometer esse crime linguístico - por favor, com educação corrija!
E para os não nativos do bom português, fica o post como um novo aprendizado.

Não maltrate seu cérebro desnecessariamente.... Qualquer dúvida, procure um bom dicionário. Ah, e não confie cegamente nas respostas do Yahoo Answers (em qualquer idioma) pq 85% (ou mais) do que é postado por lá está mal escrito!
Espero ter ajudado pelo menos na reflexão diária!
Ravenna.
Eu sempre posto 'esquisitices' da língua portuguesa nessa parte do Fórum, e hoje tem mais uma:
A pronúncia da palavra cérebro.
Em português temos a convicção de que lemos a palavra como é escrita, não é mesmo?
Então, por que existem pessoas que dizem 'célebro'?
Pela pesquisa eu digitei 'célebro' no Google e... Aproximadamente 10.400.000 resultados (0,14 segundos)!
Como eu sempre 'baseio' os meus posts em situações do meu cotidiano trabalhista, eis mais um relato - eu ganhei um filhotinho de gato e decidi colocar o nome de huh, Cérebro (por eu já tenho o Pink - Pink & Brain, alguém se lembra? Aqueles ratos de laboratórios maquiavélicos - segue a imagem abaixo) e um certo colega aqui do my job vem e diz: "-Será que vai 'pegar' o nome Célebro?" Doeeeu em mim.
E não é só esse meu colega que teima em sempre trocar o R pelo L não. Por isso o propósito dessa mensagem é alertar esse erro bizarro fonético e ortográfico (sad) que muita gente nesse Brasil comete.
É bom tomar cuidado e não ignorar se um amigo ou colega cometer esse crime linguístico - por favor, com educação corrija!
E para os não nativos do bom português, fica o post como um novo aprendizado.
Não maltrate seu cérebro desnecessariamente.... Qualquer dúvida, procure um bom dicionário. Ah, e não confie cegamente nas respostas do Yahoo Answers (em qualquer idioma) pq 85% (ou mais) do que é postado por lá está mal escrito!
Espero ter ajudado pelo menos na reflexão diária!
Ravenna.
TESTE DE NÍVEL
15 respostas
Ordenar por: Data
ATIVE O ENGLISH PLUS
ATIVE O ENGLISH PLUS
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS