GET: Um Verbo Com Mil e Uma Utilidades

A professora Mônica fala sobre o verbo GET e suas diversas formas de uso. Ela discute ainda sobre estratégias importantes para quem quer aprender vários significados de palavras tão versáteis como o GET.

Outro dia, abrindo um dicionário de inglês para tirar uma dúvida quanto ao sentido da expressão “get about” no inglês britânico, me dei conta da versatilidade do verbo “get”. Encontrei nada menos que cinqüenta entradas para o seu uso, considerando o verbo em si e sua utilização em expressões. Passei, então, a me perguntar qual estratégia usar para aprender tantos usos de um mesmo verbo?

Primeiramente, não acredito em decoreba de listas sem fim, se vamos trabalhar com listagem que ela tenha no máximo sete a dez itens. Acredito mais do que tudo em aprender vocabulário novo no contexto, estando atento ao seu uso em podcasts, emissões de rádio, filmes, livros e revistas. É importante também fazer as suas anotações e depois disso é só usar, usar e usar.

Dentro da filosofia de pequenas listagens em “doses homeopáticas” aqui vão alguns exemplos para você.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • We got her e-mail. (to receive) [ Nós recebemos o e-mail dela. (receber) ]
  • We’ll get there at noon. (to arrive) [ Nós vamos chegar lá ao meio-dia. (chegar) ]
  • It took me a week to get over the flu. (to become well after an illness) [ Eu levei uma semana para me recuperar da gripe. (ficar bom depois de uma doença) ]
  • I don’t make a lot of money, but I get by. (to have enough money to live) [Eu não ganho muito dinheiro, mas eu me viro. (ter dinheiro suficiente para viver.) ]

E para quem ficou curioso com o “get about” no inglês britânico:

  • She’s eighty now, so she doesn’t get about much any more. (to go or travel to different places) [ Ela tem oitenta agora, então ela não passeia muito mais. (ir ou viajar para diferentes lugares) ]

See you next time!

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 9 comentários