Pronomes Relativos do inglês

Hoje vou dar uma noção bem básica dos pronomes relativos, digo bem básica porque eles podem realmente chegar a níveis bem altos de complexidade, mas antes de partir para tais minúcias seria importante entender os conceitos iniciais. Vamos a eles: os pronomes relativos (relative pronouns) são aqueles pronomes usados quando queremos identificar alguém ou obter mais informações sobre alguma coisa. São palavras que se referem a termos que já foram mencionados anteriormente na frase. Hoje vamos lidar com os pronomes relativos who, which, that, whom, where e whose.

1. Who (que): É usado para se referir a pessoas.

  • The woman who lives next door is a dentist. (A mulher que mora ao lado é dentista.)

Nesse caso observamos que o who identifica a mulher, que já foi mencionada anteriormente na frase.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

2. Which (que): É usado para se referir a animais ou coisas, nunca a pessoas.

  • This is the book which I am reading. (Esse é o livro que eu estou lendo.)

Aqui temos o which dando mais informações sobre algo, no caso o livro.

3. That (que): É usado para se referir tanto a pessoas quanto animais ou coisas. Usando os mesmos exemplos acima podemos dizer:

  • The woman that lives next door is a dentist.
  • This is the book that I am reading.

4. Whom (quem): É usado para se referir a pessoas, porém, apenas quando houver uma preposição na frase. Vejamos:

  • The boy about whom you are talking is my neighbor. (O menino sobre quem você está falando é meu vizinho.)
  • The clerk to whom I gave my documents is not here at the moment. (O funcionário para quem eu dei os documentos não está aqui no momento.)

É importante notar que as estruturas que usam o whom são estruturas formais da língua, mais comumente usadas na linguagem escrita.

5. Where (onde): Refere-se a um lugar físico.

  • Salvador is the city where I was born. (Salvador é a cidade onde eu nasci.)

Nesse caso temos o where dando maiores informações sobre algo, no caso a cidade de Salvador, que havia sido mencionada anteriormente na frase.

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

6. Whose (cujo/cuja): É usado para dar ideia de posse.

  • Mark is the boy whose mother is a famous actress. (O Mark é o menino cuja mãe é uma atriz famosa.)

O whose se refere ao menino, mas além disso dá a ideia de posse ligando a mãe ao menino. Raramente usamos cujo e cuja na língua falada do português, por conta disso as pessoas têm um pouco mais de dificuldade de usá-lo em inglês. Porém, no inglês, o whose é bastante usado, por isso vale a pena anotar e como eu digo sempre: praticar, praticar e praticar.

Bons estudos!

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 13 comentários