Schwa: um Símbolo que Ajuda a Entender o Inglês Falado

Olá, amigos do EE! Hoje vou escrever um pouco sobre listening (atendendo a pedidos). Começo com uma comparação.

Na língua Portuguesa 5 sílabas demandam um certo tempo para serem pronunciadas, se aumentarmos para 10 sílabas esse tempo vai quase que dobrar. O mesmo não acontece no Inglês, tente pronunciar as frases abaixo enfatizando as palavras em negrito.

  • BOYS KISS GIRLS
  • The BOYS KISS GIRLS
  • The BOYS KISS the GIRLS
  • The BOYS will KISS the GIRLS
  • The BOYS will have KISSED the GIRLS

Se você pronunciou corretamente, percebeu que o tempo gasto para pronunciar a última frase foi praticamente o mesmo para a primeira. Isso acontece porque o Inglês é um idioma onde o ritmo é muito valorizado. Por isso nós brasileiros sentimos tanta dificuldade para entender um estrangeiro, o som fraco das palavras são muito difíceis de serem identificados para quem não tem um “ouvido treinado”.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Esse som fraco é tão importante que recebeu até um nome: schwa. Agora você me pergunta, “O que é isso?” Eu explico, tente identificar o som do er nas palavras brother e sister, este é o som de schwa. Estima-se que até 17% de todos os sons da língua inglesa são pequenas variações do schwa.

Leia novamente as frases acima prestando atenção nas palavras sem negrito. Todas elas são variações do som de schwa, portanto interferem pouco no ritmo das frases.

Da próxima vez que você ouvir alguém falando Inglês, tente identificar os sons fracos (schwa), o dia em que você se acostumar com eles o seu listening irá melhorar muito.

Para Saber Mais

Se você quer saber mais sobre símbolos fonéticos visite o nosso Tutorial de Símbolos Fonéticos.

I hope that helps!

Referência: Como Entender o Inglês Falado de Ben Parry Davies

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 47 comentários