É possível entender 80% dos filmes e seriados em inglês?

Lucas Payne pergunta: Como todos aqui, estou ralando todos os dias para dar uma melhorada no meu inglês. Para quem começou do zero, que é meu caso, creio que estou muito bem. No entanto eu gostaria que algum Expert deixasse bem claro se é possível alcançar um nível de compreensão suficiente na língua a ponto de, pelo menos, entender em torno de 80% de filmes e seriados, que é o meu objetivo. Pratico muito listening durante o dia, consigo assistir vídeos em inglês e “entender bem”. Ouço algumas músicas e também entendo muita coisa, tenho um bom vocabulário e um listening muito efetivo, mas o que acontece é que quando vou assistir a um filme ou seriado eu não entendo muito, para não dizer quase nada. E o que devo fazer?

Lucas, parabéns pela pergunta muito bem contextualizada. Saber perguntar é sem dúvida uma habilidade que vai te ajudar muito no aprendizado. Tenho uma boa notícia, se você continuar estudando com essa dedicação não vai demorar muito para você conseguir entender os 80% dos filmes e seriados. Só depende de você!

Tenho uma sugestão que poderá ser útil nesse processo. Antes de assistir a uma série, busque o máximo de informação sobre ela, tente entender quem são os personagens, qual a característica de cada um, qual o relacionamento entre eles etc. Vamos supor que você goste da série Grey’s Anatomy, vá até a Wikipédia e leia o máximo possível sobre a série. Num primeiro momento leia em português mesmo (sei que muitos vão me condenar por dizer isso, mas acho válido), isso irá poupar um tempo precioso.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Agora que você já sabe o básico sobre a série, relacione em um bloco de notas (ou para os mais modernos, no iPad) algum vocabulário sobre o tema. Procure no dicionário termos como assepsia, cirurgia, soro, ressonância magnética etc. A colaboradora Vanessa Spirandeo deu uma dica muito bacana no artigo: Paixão por Séries Médicas em inglês. Depois dessa preparação você vai perceber que, além de entender melhor os episódios, você ainda terá a capacidade de aprender novas palavras de forma mais rápida, já que não terá que se preocupar com o vocabulário básico, pois ele foi visto durante a preparação.

Deixo claro também, que é muito difícil dominar um idioma em todas as suas áreas. Até mesmo pessoas consideradas “feras em inglês” terão dificuldades ao serem expostas a um tema que não estão habituadas. Perceba que os intérpretes profissionais costumam se especializar em eventos de um determinado assunto, alguns trabalham com interpretação da área médica, outros com tecnologia, outros com artistas de Hollywood e por aí vai.

Eu, por exemplo, tenho muita facilidade com a compreensão de eventos da área de tecnologia. Não são raros os casos que eu consigo entender 100% das palestras e apresentações, mas esse percentual cai quando assisto séries e filmes. Aceito isso numa boa, sem estresse!

Para finalizar, indico a leitura de um post do EE com 9 dicas para usar o DVD para melhorar o seu inglês.

Espero ter ajudado. Sucesso nos estudos!

Galera, já que citei Grey’s Anatomy neste post, que tal tentar transcrever nos comentários os dois primeiros minutos da primeira temporada (S01E01)? Segue abaixo o áudio:

Vamos praticar…

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 30 comentários