Aprendendo inglês com Títulos de Filmes

Aprendendo inglês com Títulos de Filmes

Como adoro cinema e inglês (bem, não escolhi minha profissão à toa), tenho o hábito de procurar qual o título em inglês dos filmes que vejo no cinema. É uma forma que encontro de estar sempre aprendendo mais. Aliás, o pessoal que trabalha com tradução costuma ser muito criticado por conta dessas traduções, mas não é sempre fácil traduzir um título de filme, muitas vezes não há uma expressão que corresponda à expressão usada em inglês, tem também a sonoridade do título, enfim, toda a questão de marketing que envolve a divulgação de um filme.

Considerando o meu hábito, esse ano me chamou muito a atenção o filme que concorreu ao Oscar de melhor filme: O Lado bom da Vida. Em inglês o título é The silver lining playbook. Confesso que de primeira não entendi o título muito bem. Já conhecia a expressão every cloud has a silver lining, que ao pé-da-letra seria algo como “toda nuvem tem um forro de prata”, ou seja, mesmo no que aparentemente é negativo podemos ver o lado bom, encontrar a esperança, e o silver lining é exatamente isso, o lado bom das coisas, a esperança. Contudo, não conhecia a palavra playbook e procurando no dicionário achei a explicação de que seria algo como um manual de regras do esporte, mais comumente do futebol. Aí o título começou a fazer sentido para mim, algo como “Manual de estratégias para ser positivo”, bem, melhor ficar com “O Lado Bom da Vida”.

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA

Ainda há outros filmes que gostaria de destacar, também indicados ao Oscar desse ano:

  • The sessions com Helen Hunt, que em português é “As sessões”, no caso do filme, as sessões de terapia. Até aí nada de mais, mas queria ressaltar que assim como no português é comum as pessoas confundirem “sessões” com “seções”, o mesmo pode acontecer com o inglês com sessions e sections. Fiquem ligados!
  • Django Unchained, o faroeste do Tarantino ficou em português Django livre, chained seria acorrentado e, por conseguinte unchained seria o seu oposto. Quanto ao Django tive que fazer uma pesquisinha e achei o Django personagem de muitos spaghetti western, aqueles filmes de faroeste da década de 60 e 70 cujos diretores eram na sua grande maioria italianos. Achei também o nome de Django Reinhardt, músico e compositor de jazz. Bem, acho que Tarantino quis fazer uma dupla homenagem.

Acho que podemos aprender muito com títulos de filmes e gostaria de mencionar três outros:

  • The Green Mile – Filme de 1999 com Tom Hanks,  baseado no livro do Stephen King, que foi traduzido por “À espera de Um Milagre”. Na verdade o título faz uma referência ao percurso que um prisioneiro tem que seguir antes de ser executado numa penitenciária.
  • In her shoes – Esse filme de 2005 com Cameron Diaz foi traduzido por “Em seu lugar” e é exatamente isso. Em português temos a expressão “estar na pele de alguém” que quer dizer exatamente isso, estar no lugar de alguém, mas em inglês falamos de sapatos e não pele, dizemos to be in someone’s shoes.
  • When in Rome – Me lembrei desse filme meio bobinho de 2010 por conta da expressão de onde o título é tirado: When in Rome do like the Romans, “Quando em Roma faça como os romanos”. Essa é fácil, mas útil!

Leia mais sobre o tema:

Bons estudos!

POWER QUESTIONS O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge.

Mostrar 7 comentários