Desafio: Do you know…?

Desafio: Do you know…?

Olá, amigos do English Experts! Conforme combinamos na semana passada, sexta-feira é dia de desafio aqui no blog. A frase de hoje tem a ver com um tópico que foi discutido no fórum sobre duas perguntas na mesma frase, apesar de ser simples acredito que gera muita confusão entre os estudantes.

Preparado(a)? Então vamos ao desafio.

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA

Frase em Português: “Você sabe que horas são?”
Erro comum em inglês: “Do you know what time is it?”
Identifique o erro na frase em inglês e envie nos comentários, se possível envie também uma justificativa. A resposta será publicada amanhã neste post.

Aguardo sua participação.

Good luck!

Nota: Desafio extraído do livro Michaelis Dicionário de Erros Comuns do Inglês. É importante observar que o erro é apresentado no livro não como algo negativo, mas como um fenômeno inerente ao processo de aprendizado.

Atualizado em 08/10/2011

Resposta do desafio

INGLÊS PARA VIAGENS A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA

Errado: “Do you know what time is it?”
Correto: “Do you know what time it is?”
Explicação: trata-se de um caso de duas orações encaixadas ou embedded questions em inglês, em que a primeira oração fica na forma interrogativa e a segunda permanece na forma afirmativa. Exemplos: Do you know why she is here?/Você sabe por que ela está aqui?; Do you know where the bank is?/Você sabe onde fica o banco?; Do you know when the movie starts?/ Você sabe quando começa o filme?

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mark

Mark Nash

Mark G. Nash, canadense, reside no Brasil há quatorze anos. Formado em Teoria da Comunicação pela McGill University e Antropologia e Semiótica pela Trent University. Autor de 10 livros na área de linguística aplicada pelas editoras Melhoramentos (Michaelis) e Disal.

Mostrar 211 comentários