O desafio de entender Inglês: a lição do esporte

Entender diálogos na língua inglesa (listening skills) é talvez uma das coisas mais complicadas para os iniciantes. Isso acontece porque essa habilidade é adquirida com o tempo e não depende de conhecimento de regras, como acontece na gramática. Isso é frustrante tanto para os estudantes quanto para professores, porque não há como ensinar listening a um aluno. Claro que existem técnicas que ajudam a melhorar a compreensão do idioma falado. Mas em resumo o segredo é ouvir, ouvir e ouvir.

O esporte nos dá muitas lições de vida. Até mesmo no estudo de idiomas é possível buscar inspiração nos atletas. Imagine que você queira entrar em forma e logo no primeiro dia você faz uma corrida de 10 km. O que vai acontecer? Provavelmente você não vai conseguir sequer sair da cama no dia seguinte. Então é recomendável começar com pequenas distâncias e ir aumentando gradualmente. No estudo de Inglês acontece o mesmo, não adianta praticar (listening) 2 horas e passar uma semana sem estudar novamente. É importante ouvir o novo idioma todos os dias, dessa forma a mente vai se acostumando e mais cedo ou mais tarde (eventually) você vai acabar entendendo o que está sendo dito.

Assim como no esporte o avanço é gradual, comece ouvindo um áudio (em inglês) qualquer, por exemplo, 10 minutos e com o passar do tempo vá aumentando de acordo com sua disponibilidade e motivação. Acredite, isso funciona!

Receba aqui um prêmio que vai ajudar você a falar inglês!

Clique aqui e acesse!

That’s all folks,

See you!

Fonte: About – English as 2nd Language

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

7 comentários

  • 22/12/06  
    Marcos diz: 1

    Alessandro,

    great tips about listening skill.

    I´m going to practice.

  • 09/02/08  
    leo diz: 2

    thanks man
    really helpfull

  • 27/12/08  
    karmen diz: 3

    Adorei esse comentário porque este (listening) é o meu grande problema.
    Muito obrigada por tudo. Valeu!

  • 03/06/09  
    Mônica diz: 4

    olá gostaria muitooo de receber exemplos de listen ,como aplicar listen,lista de verbos ,pronomes…em meu imail,já que estou começando agora com o meu inglês,se for possivel,por favor…thanks!

  • 19/08/09  
    Angelica diz: 5

    Olá gostaria de sua ajuda para entender mais o speaking e listening, gostaria de algumas maneiras de estudar para entender melhor.Muito obrigada adiantado.

  • 10/11/09  
    filipe diz: 6

    i´ll try to practice it every day!!! thanks for the advice!!!!

  • 22/05/10  
    Edmundo Oliveira diz: 7

    Até que enfim alguém teve a corágem de falar a verdade aos alunos e conter a onda do “charlatanismo”.
    O que o Prof. Alessandro está falando é o que confirma o Prof. Leo:
    “Quer aprender a falar ingles? então leve os seus ouvidos todos os dias à academia”.