O Desafio de Entender Inglês: a Lição do Esporte

O Desafio de Entender Inglês: a Lição do Esporte

Entender diálogos na língua inglesa (listening skills) é talvez uma das coisas mais complicadas para os iniciantes. Isso acontece porque essa habilidade é adquirida com o tempo e não depende de conhecimento de regras, como acontece na gramática. Isso é frustrante tanto para os estudantes quanto para professores, porque não há como ensinar listening a um aluno. Claro que existem técnicas que ajudam a melhorar a compreensão do idioma falado. Mas em resumo o segredo é ouvir, ouvir e ouvir.

O esporte nos dá muitas lições de vida. Até mesmo no estudo de idiomas é possível buscar inspiração nos atletas. Imagine que você queira entrar em forma e logo no primeiro dia você faz uma corrida de 10 km. O que vai acontecer? Provavelmente você não vai conseguir sequer sair da cama no dia seguinte. Então é recomendável começar com pequenas distâncias e ir aumentando gradualmente. No estudo de Inglês acontece o mesmo, não adianta praticar (listening) 2 horas e passar uma semana sem estudar novamente. É importante ouvir o novo idioma todos os dias, dessa forma a mente vai se acostumando e mais cedo ou mais tarde (eventually) você vai acabar entendendo o que está sendo dito.

Assim como no esporte o avanço é gradual, comece ouvindo um áudio (em inglês) qualquer, por exemplo, 10 minutos e com o passar do tempo vá aumentando de acordo com sua disponibilidade e motivação. Acredite, isso funciona!

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

That’s all folks,

See you!

Fonte: About – English as 2nd Language

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Pergunte a um professor: 15 minutos de aula grátis!
Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro é fundador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 7 comentários