Só aprende inglês quem é “sem vergonha”!

O objetivo do título é causar impacto mesmo, mas antes de explicar, gostaria de relatar algo que vem acontecendo com freqüência.

Vários leitores têm enviado e-mails com perguntas sobre diversos temas do Inglês. Eu sempre explico que é impossível responder individualmente, porque isso iria consumir praticamente todo o meu tempo. De forma geral eu peço que a pergunta seja enviada no nosso fórum, para que os colaboradores e leitores possam ajudar a sanar a dúvida. Quase nunca isso acontece.

Você está se preparando para as provas de proficiência TOEFL e TOEIC?  Então baixe um guia grátis da English Live: Dicas Para as Provas do TOEFL e do TOEIC. Nele você encontrará mais informações sobre o que são esses exames, porque eles são importantes, e também dicas na hora de realizar. Clique aqui e saiba como baixar!

Veja só a desculpa para não enviar as perguntas no fórum:

“Eu tenho vergonha de perguntar no site”

O medo de se expor é tão grande que as pessoas ficam bloqueadas e por conta disso não aprendem. O aprendizado de um idioma envolve principalmente erros e correções, ou seja, se você não erra, também não aprende. É por isso que as crianças aprendem mais rápido, elas não estão “nem aí” se estão falando certo ou errado, o importante é a comunicação. Será que não é hora de perder a vergonha? Ser um autêntico “sem vergonha” (shameless)?

Existe uma frase em inglês que eu sempre uso: “we learn by making mistakes“, algo como, nós aprendemos ao cometer erros. Enquanto você fica aí se protegendo do ridículo, o seu colega “sem vergonha” aí do lado pode estar galgando passos importantes para aquela promoção que você sempre sonhou.

Pense nisso!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 31 comentários