Você Parou de Estudar Inglês por Causa do Plateau?

Você Parou de Estudar Inglês por Causa do Plateau?

Quando você está começando a estudar Inglês, tudo é novidade, o avanço é percebido dia após dia, nessa fase tudo empolga: as novas palavras, as frases, as regras gramaticais e por aí vai. Mas, depois de um tempo, aquela motivação inicial desaparece, você não consegue aprender com a mesma velocidade de antes. Isso o leva a pensar que os estudos não estão valendo a pena, o que te faz desistir.

Entretanto, essa diminuição do ritmo é absolutamente normal e tem uma explicação científica. Ela se chama Platô de Aprendizado, termo que vem do Inglês Learning Plateau.

Saiba mais sobre como aprender inglês sozinho, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Como Aprender Inglês Sozinho. Nele você encontrará dicas de aprendizagem por meio da leitura e também como tirar proveito de séries e filmes para expandir seu inglês. Clique aqui e saiba como baixar!

O Platô de Aprendizado é na verdade o tempo que o seu cérebro gasta consolidando o que você já aprendeu. A sensação de estar parado é temporária e ilusória, se você persistir, logo passará para o próximo nível. Na verdade nesse período você está aprendendo, só que não percebe.

Uma forma de amenizar o Learning Plateau é estabelecendo pequenas metas. Por exemplo: tentar dominar o vocabulário de um texto complicado, participar de testes periodicamente para observar os avanços obtidos, anotar na agenda as dificuldades e consultá-las depois de algum tempo para ver quais foram sanadas e assim por diante (and so on).

Este tema é bem interessante. Agora que você já sabe, não enlouqueça como o Crazy Frog, “não morra no Platô”.

I hope that helps,

See ya!

Referência: Learning Plateau (Em Inglês)

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 7 comentários