Você parou de estudar Inglês por causa do Plateau?

Quando você está começando a estudar Inglês, tudo é novidade, o avanço é percebido dia após dia, nessa fase tudo empolga: as novas palavras, as frases, as regras gramaticais e por aí vai. Mas, depois de um tempo, aquela motivação inicial desaparece, você não consegue aprender com a mesma velocidade de antes. Isso o leva a pensar que os estudos não estão valendo a pena, o que te faz desistir.

Entretanto, essa diminuição do ritmo é absolutamente normal e tem uma explicação científica. Ela se chama Platô de Aprendizado, termo que vem do Inglês Learning Plateau.

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? A equipe do English Experts convida você para fazer um intensivo de inglês de 180 dias, são 6 meses que vão elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba mais.

O Platô de Aprendizado é na verdade o tempo que o seu cérebro gasta consolidando o que você já aprendeu. A sensação de estar parado é temporária e ilusória, se você persistir, logo passará para o próximo nível. Na verdade nesse período você está aprendendo, só que não percebe.

Uma forma de amenizar o Learning Plateau é estabelecendo pequenas metas. Por exemplo: tentar dominar o vocabulário de um texto complicado, participar de testes periodicamente para observar os avanços obtidos, anotar na agenda as dificuldades e consultá-las depois de algum tempo para ver quais foram sanadas e assim por diante (and so on).

Este tema é bem interessante. Agora que você já sabe, não enlouqueça como o Crazy Frog, “não morra no Platô”.

I hope that helps,

See ya!

Fontes: Learning Plateau (Em Inglês)

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

7 comentários

  • 13/11/06  
    Josney diz: 1

    Oi Alessandro

    Eu já conheço isso de maneira diferente. Chamamos em administração da teoria da vadiagem social. As pessoas tendem a permanecer inertes quanto atingem um nível

  • 13/11/06  
    Alessandro Brandão diz: 2

    Eu nunca ouvi essa expressão, mas talvez seja isso mesmo. Mas não posso colocar um post com o título “Você parou de estudar por causa da teoria da vadiagem social?”. Não ficaria legal. But, I agree with you. Keep in touch! ;-)

  • 31/03/08  
    Wescley diz: 3

    Viadagem???? Ele disse vadiagem…
    ;o

  • 31/03/08  
    Alessandro diz: 4

    Wescley,

    Você está certo. Eu digitei incorretamente na época. Obrigado pelo alerta. Já corrigi.

    Abraço,

  • 16/11/08  
    Dicas de Inglês :: Inglês em Seriados: Entourage diz: 5

    […] everyone? Hoje trago uma dica para aqueles que já têm um nível intermediário, querem sair do platô e aprender o inglês mais natural.  O canal americano HBO produz uma série de muito sucesso chamada Entourage, que conta a vida de […]

  • 30/11/08  
    Elielson Luciano da Silva diz: 6

    Acho que isso é desculpa pra preguiçoso!Tudo que conseguimos na vida vem da força de vontade e interesse basta saber qual o grau de vontade do seu desejo!Eu disse tudo!Vocês esqueceram da conhecida persistenciaaa!

  • 04/12/09  
    Dicas de Inglês :: Efeitos Colaterais da overdose de estudos diz: 7

    […] dias vem a empolgação, porque é muita informação nova e interessante. Depois vem o chamado Platô, onde bate aquele desânimo e começamos a “achar” que paramos de aprender e não vamos conseguir avançar. Por fim vem um […]