Revitalizando a motivação

Um artigo para quem está desmotivado a continuar os estudos de inglês. A principal dica é: tenha em mente os fatores que o fizeram iniciar os estudos.

motivacaoÉ inegável que nossa vida é movida a projetos. Alguns sonham em comprar a casa própria, outros em adquirir um carro, ter um filho, viajar para o exterior e por aí vai. Tecnicamente um projeto é uma iniciativa com um objetivo bem definido com o início e fim estabelecidos. Hoje quero falar sobre 2 tópicos muito importantes: tempo e motivação.

Você, na condição de leitor do EE, provavelmente tem um projeto em mente, aprender inglês. Seu objetivo é tornar-se fluente nesse idioma até determinada data, por exemplo dezembro de 2010.

Vai aqui a primeira dica de hoje, tome muito cuidado com este prazo (deadline). Se ele for curto demais, poderá causar frustração, pois você não conseguirá atingir o seu objetivo. Se for longo demais, você inevitavelmente dará prioridade para outras coisas: “porque estudar agora se eu quero falar fluentemente em 2013, vou deixar isso para depois”. Duvide de cursos que prometem fluência em 2 meses e também não aceite ficar 8 anos preso em uma sala de aula. Procure vivenciar o idioma!

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Sendo assim, sabemos que o aprender inglês é um projeto que demanda esforço, dedicação e muita perseverança. Se fosse fácil todo mundo falaria sem problemas, o que não é verdade. Mas como se manter motivado durante anos de estudo?

Em “projetos grandes” como é o caso do inglês, é comum pintar aquela desmotivação no meio do caminho. Não se engane, isso acontecerá várias vezes. Partimos então para a segunda dica de hoje, relacionada à motivação. Sempre que bater aquele desânimo, tente lembrar-se do fator que fez com que você iniciasse os estudos.

Confesso que nos últimos meses eu andei meio desanimado com os estudos de inglês. Primeiro por conta de várias mudanças na minha vida: casamento, casa nova, trabalho novo etc. O estudo, que antes era sagrado, reduziu-se a postagens aqui no EE e a raras conversas com amigos estrangeiros. Nas últimas semanas resolvi voltar a estudar com mais compromisso. Para tanto voltei a assistir palestras da área de tecnologia e a conversar com os velhos amigos americanos (Adam e Mary) diariamente. A motivação voltou com força total, atribuo isso ao que eu disse anteriormente, busquei aqueles fatores que me fizeram iniciar os estudos de inglês.

Não quero tornar o texto muito longo, acredito que a mensagem já foi passada. Agora é sua vez, o que te motiva a estudar inglês. Qual é o combustível que move a sua vontade de aprender um novo idioma?

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 19 comentários