Whether / If: como utilizar, com áudio

As palavras whether e if significam “se” e são utilizadas quando se relata perguntas que são respondidas com sim ou não, em inglês “yes/no questions”. As yes/no questions são aquelas perguntas que não são iniciadas por question words, como what, where e when.

A principio nós podemos utilizar tanto if quanto whether em uma frase, porém existem algumas restrições. Alguns casos só aceitam a utilização do whether como: depois de preposições, antes de verbos no infinitivo, em construções whether…or… e sempre quando iniciamos uma sentença com esta conjunção (whether).

Exemplos:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • Is Paco still around? I wondered whether / if Paco had left the country as I hadn’t seen him for some time. (regra: geral)
  • I looked into whether he should stay. (regra: whether após preposição)

Escute os exemplos:

Audio by: Christopher O’Donnell

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 14 comentários