Advérbios de frequência em inglês

Advérbios de frequência (adverbs of frequency) como o próprio nome diz, fala da frequência com que fazemos algo. Esse é um tópico gramatical muito importante e não é dos mais complicado pois podemos traçar muitos paralelos com a língua portuguesa. Veja só.

1. Os Advérbios de Frequência

Antes de tudo você tem que aprender a correspondência dos advérbios em inglês com os advérbios em português e para fazer isso eu gosto muito de uma listagem com as porcentagens que nos ajuda bastante a aprender, pois é bem visual.

sempre geralmente frequentemente às vezes ocasionalmente raramente nunca
100% 89% 70% 50% 40% 20% 0%
always usually often sometimes occasionally seldom
rarely
hardly ever
never

2. A Posição dos Advérbios

Agora que você já conhece os advérbios de frequência mais importantes é preciso entender onde colocá-los na frase e aí temos três regras importantes:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Verbo To Be – Se temos o verbo to be na frase, os advérbios de frequência devem vir depois dele:
Ex: My sister is always late. [ A minha irmã está sempre atrasada. ]

Verbo Principal – Se temos um verbo principal, qualquer que seja, você deve colocar o advérbio de frequência antes dele:
Ex: I never drink at meals. [ Eu nunca bebo nas refeições. ]

Dois Verbos – Quando temos dois verbos numa frase coloque o advérbio entre os dois, ou seja, antes do verbo principal:
Ex: I will always love him. [ Eu vou sempre amá-lo. ]

Verbos de Frequência Definida – Existe ainda algo que chamamos de advérbios de frequência definida: once (uma vez), twice (duas vezes), three times (três vezes), every day(todo dia), daily (diariamente), on weekdays (nos dias de semana), que normalmente são colocados no final da frase:
Ex: John plays tennis every day. [ O João joga tênis todos os dias. ]

Simples? Agora, é só praticar bastante fazendo suas próprias frases.

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 36 comentários