Ampliando o Vocabulário: SPOON

Em 2007 teve início aqui no English Experts a coluna Ampliando o Vocabulário na qual eu – Denilso de Lima – dou dicas de como uma simples palavra é [e deve ser] usada de maneiras bem diferentes em inglês. Hoje, a ideia é a mesma. E para isto a palavra escolhida foi spoon.

Vocês devem estar pensando que eu meio que enlouqueci. Afinal, quem não sabe que ‘spoon’ significa ‘colher’, utensílio utilizado nas refeições [principalmente ao se tomar uma sopinha]?

Acontece que ‘spoon’ também é um verbo cujo significado é ‘pôr algo em/sobre algo [usando uma colher]’. Ou seja, digamos que você esteja lendo uma receita. Em determinado momento você encontra o seguinte ‘spoon the mixture carefully into the bowls’. A tradução é ‘com uma colher coloque a mistura cuidadosamente nas tigelas’. Pronto! Foi uma informação nova!

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Além de ‘colher’ e ‘colocar com uma colher’, ‘spoon’ também pode ser usada como ‘colherada’ ou ‘colher’ [medida]. Desta forma temos ‘three spoons of sugar’ [três colheres de açúcar], ‘five spoons of coffee’ [cinco colheradas de café], etc.

Agora imagine que você escuta alguém dizendo ‘he spooned the mush into the baby’s mouth’, o que você entende? Simples! Quer dizer que ‘ele colocou o mingau na boca do bebê com uma colher’. Claro que nem sempre precisamos traduzir assim! A gente simplesmente entende que é com uma colher. Porém, eu traduzi assim apenas para o pessoal entender!

Com sentido semelhante temos também ‘spoon-feed’, ‘dar de comer com uma colher’, ‘alimentar com uma colher’, ‘dar de colherzinha’. Enfim, acho que você já entendeu!

E se alguém te chamar para ir a um ‘greasy spoon’, você vai ou não? Bom! Se você gostar de frituras e comida feita com muito óleo, então vá! Do contrário, agradeça o convite e fique na sua. ‘Greasy spoon’ é um restaurante de comidas fritas e geralmente de baixa qualidade. Se quiser economizar e passar mal depois, sinta-se à vontade!

Outro uso da palavra ‘spoon’ é para falar do ato de ficar deitado de conchinha. Tem um monte de marmanjos e marmanjas por aí que sabem bem do que estou falando. Então, neste uso você pode dizer o seguinte: ‘I love spooning’. Mas cuidado! Este uso da palavra também transmite certo sentido sexual dependendo da situação e momento.

No inglês britânico e australiano há a expressão ‘the wooden spoon’ que é um prêmio imaginário dado à pessoa ou equipe que chega por último em uma corrida ou competição. O exemplo é, ‘that’s the fifth time you took the wooden spoon in the competition’, ou seja, ‘esta é a quinta vez que você fica na lanterna da competição’.

Infelizmente, não dá para falar tudo sobre uma palavra em um post com cerca de 500 palavras. Desta forma, peço a você para ficar de olhos bem abertos e sempre dar uma olhada no dicionário para aprender mais sobre cada palavra que encontrar nos seus estudos. That’s it! See you!

Take care!

Denilso

Denilso de Lima

Denilso de Lima é autor de “Inglês na Ponta da Língua” e “Por que assim e não assado?” [Ed. Campus/Elsevier]. Dá palestras e workshops sobre ensino/aquisição de vocabulário [Lexical Approach e Linguística de Corpus] em instituições de ensino.

Mostrar 14 comentários