Ampliando o Vocabulário: SPOON

Em 2007 teve início aqui no English Experts a coluna Ampliando o Vocabulário na qual eu – Denilso de Lima – dou dicas de como uma simples palavra é [e deve ser] usada de maneiras bem diferentes em inglês. Hoje, a ideia é a mesma. E para isto a palavra escolhida foi spoon.

Vocês devem estar pensando que eu meio que enlouqueci. Afinal, quem não sabe que ‘spoon’ significa ‘colher’, utensílio utilizado nas refeições [principalmente ao se tomar uma sopinha]?

Acontece que ‘spoon’ também é um verbo cujo significado é ‘pôr algo em/sobre algo [usando uma colher]’. Ou seja, digamos que você esteja lendo uma receita. Em determinado momento você encontra o seguinte ‘spoon the mixture carefully into the bowls’. A tradução é ‘com uma colher coloque a mistura cuidadosamente nas tigelas’. Pronto! Foi uma informação nova!

Você tem medo de falar inglês? - Se você já estudou inglês mas ainda se sente inseguro(a) saiba que o primeiro passo é se expor ao idioma. Converse grátis por 15 minutos com um professor de inglês nativo, você vai se surpreender o quanto isso pode fazer a diferença.
Começar agora!

Além de ‘colher’ e ‘colocar com uma colher’, ‘spoon’ também pode ser usada como ‘colherada’ ou ‘colher’ [medida]. Desta forma temos ‘three spoons of sugar’ [três colheres de açúcar], ‘five spoons of coffee’ [cinco colheradas de café], etc.

Agora imagine que você escuta alguém dizendo ‘he spooned the mush into the baby’s mouth’, o que você entende? Simples! Quer dizer que ‘ele colocou o mingau na boca do bebê com uma colher’. Claro que nem sempre precisamos traduzir assim! A gente simplesmente entende que é com uma colher. Porém, eu traduzi assim apenas para o pessoal entender!

Com sentido semelhante temos também ‘spoon-feed’, ‘dar de comer com uma colher’, ‘alimentar com uma colher’, ‘dar de colherzinha’. Enfim, acho que você já entendeu!

E se alguém te chamar para ir a um ‘greasy spoon’, você vai ou não? Bom! Se você gostar de frituras e comida feita com muito óleo, então vá! Do contrário, agradeça o convite e fique na sua. ‘Greasy spoon’ é um restaurante de comidas fritas e geralmente de baixa qualidade. Se quiser economizar e passar mal depois, sinta-se à vontade!

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido?Clique aqui e saiba como.

Outro uso da palavra ‘spoon’ é para falar do ato de ficar deitado de conchinha. Tem um monte de marmanjos e marmanjas por aí que sabem bem do que estou falando. Então, neste uso você pode dizer o seguinte: ‘I love spooning’. Mas cuidado! Este uso da palavra também transmite certo sentido sexual dependendo da situação e momento.

No inglês britânico e australiano há a expressão ‘the wooden spoon’ que é um prêmio imaginário dado à pessoa ou equipe que chega por último em uma corrida ou competição. O exemplo é, ‘that’s the fifth time you took the wooden spoon in the competition’, ou seja, ‘esta é a quinta vez que você fica na lanterna da competição’.

Infelizmente, não dá para falar tudo sobre uma palavra em um post com cerca de 500 palavras. Desta forma, peço a você para ficar de olhos bem abertos e sempre dar uma olhada no dicionário para aprender mais sobre cada palavra que encontrar nos seus estudos. That’s it! See you!

Take care!

Hora de Praticar

O nosso parceiro está oferecendo 15 minutos de Aula Grátis para você colocar em prática o que acabou de aprender. Não perca essa oportunidade.

Acessar Código Promocional

Denilso

Denilso de Lima

Denilso de Lima é autor de "Inglês na Ponta da Língua" e "Por que assim e não assado?" [Ed. Campus/Elsevier]. Dá palestras e workshops sobre ensino/aquisição de vocabulário [Lexical Approach e Linguística de Corpus] em instituições de ensino.

Mostrar 14 comentários