Ampliando o Vocabulário: SINGLE

As pessoas geralmente se acomodam com um único significado das palavras em inglês. Elas simplesmente esquecem que uma palavra simples pode ser usada em outros contextos e, claro, com outros significados. Se isto acontece em português, quem dirá então em inglês! O objetivo da coluna Ampliando o Vocabulário é justamente este: apresentar outros significados de palavras comuns em inglês.

A palavra de hoje é ‘single’ que para muitos significa ‘solteiro(a)’, o oposto de ‘married’ [casado(a)]. Logo, ‘I’m single’ [sou solteiro(a)]. Geralmente, é isto o que se aprende em cursos de inglês. Se você só sabe este significado e uso da palavra ‘single’ continue lendo este post para aprender mais.

Claro que podemos dizer ‘single bed’ [cama de solteiro], ‘single room’ [quarto de solteiro]. Mas o que dizer de ‘single ticket’? Neste caso, ‘single’ não tem nada a ver com ‘solteiro’. ‘Single ticket’ significa ‘passagem de ida’.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Portanto, se você diz ‘I want a single ticket, please’, você estará dizendo ‘eu quero uma passagem apenas de ida, por favor’. Vale acrescentar aqui que ‘single ticket’ é mais comum nos inglês britânico; os americanos preferem dizer ‘one-way ticket’. Caso queira pedir a ‘passagem de ida e volta’ diga ‘round ticket’ [inglês britânico] ou ‘round-trip ticket’ [inglês americano].

Single’ é usado ainda na expressão como ‘every single day’ que em português equivale ao nosso popular ‘todo santo dia’. Por exemplo, ‘he talks about that every single day’ [ele fala sobre isto todo santo dia]; ‘she goes to the mall every single day’ [ela vai ao shopping todo santo dia]. Você pode mudar e dizer ainda ‘every single week’, ‘every single month’, ‘every single hour’. Neste caso a tradução será algo como ‘todas as semanas’, ‘todos os meses’, todas hora’, respectivamente.

Ufa! Calma que ainda tem mais. ‘Single’ pode ser usado como substantivo. Aí a coisa vira uma festa. Isto porque ‘single’ pode significar ‘disco compacto’ [que contém uma música apenas]. No inglês americano pode ser usado como uma gíria para se referir a uma nota de um dólar. No jogo de cricket, ‘single’ significa ‘um ponto’. No jogo de baseball, ‘single’ refere-se a uma rebatida que permite o rebatedor chegar à primeira base.

Enfim, encerro dizendo que vale muito apena observar o modo como as palavras são usadas. Podemos nos surpreender com seus significados em diferentes contextos. No livro ‘Inglês na ponta da Língua’ falo sobre isto. Afinal, aprender uma palavra não significa vê-la apenas uma vez e pronto. É preciso prestar atenção aos seus uso e assim ir ampliando o seu vocabulário.

Take care!

Denilso

Denilso de Lima

Denilso de Lima é autor de “Inglês na Ponta da Língua” e “Por que assim e não assado?” [Ed. Campus/Elsevier]. Dá palestras e workshops sobre ensino/aquisição de vocabulário [Lexical Approach e Linguística de Corpus] em instituições de ensino.

Mostrar 18 comentários