Ampliando o Vocabulário: BOOK

Tenho colaborado aqui no English Expert com alguns textos sempre voltados para vocabulário: expressões, phrasal verbs, gírias, etc. Praticamente da mesma forma que faço lá no Inglês na Ponta da Língua. Hoje, no entanto, minhas seções serão chamadas de “Ampliando o Vocabulário”.

A idéia é a de ajudar você a ir além do conceito simples que costumamos dar às palavras consideradas básicas. Por exemplo, a palavra “book” é ensinada como se significasse apenas “livro”. Nada de errado em relação a isto! Mas, “book” tem ainda outros significados. E é aí que está o segredo de saber usar bem as palavras em inglês.

Com isto quero dizer que “book” pode também ser usado como verbo. veja estas combinações (collocations): “book a table”, e “book a room”. Neste caso, “book” significar “reservar”; ou seja, “reservar uma mesa” (em um restaurante) e “reservar um quarto” (em um hotel). Ainda neste sentido, podemos dizer que você pode “book a flight” (reservar um vôo).

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Agora imagine que você vai dar uma festa. Você quer que uma banda toque na festa! Então, você poderá “book a band”; isto quer dizer que você vai “contratar uma banda”, “chamar uma banda”.

Outro uso da palavra “book” é na seguinte expressão “book someone for something”. Isto significa “acusar alguém por alguma coisa” (geralmente um crime!). Um exemplo, “The detectives booked him for DUI” (os detetives o acusaram por dirigir embriagado).

Digamos agora que alguém diz algo assim “I was booked for driving too fast”. O que isto quer dizer? Simples, a pessoa está dizendo que ela foi ‘multada por dirigir em alta velocidade’.

Há também várias expressões idiomáticas em inglês com a palavra “book”. Porém, minha intenção aqui é ver a palavra em si e não as expressões idiomáticas. O objetivo é mostrar a você que uma simples palavra pode ser (e será) usada de várias formas e com outros significados além daquele que nós temos como único e imutável! Entender isto, não apenas amplia o seu vocabulário mas ajuda você a entender melhor o que eles dizem e escrevem.

Espero que tenha entendido! E que as informações aqui sejam úteis no seu aprendizado e desenvolvimento do seu inglês.

Take care…

Denilso

Denilso de Lima

Denilso de Lima é autor de “Inglês na Ponta da Língua” e “Por que assim e não assado?” [Ed. Campus/Elsevier]. Dá palestras e workshops sobre ensino/aquisição de vocabulário [Lexical Approach e Linguística de Corpus] em instituições de ensino.

Mostrar 19 comentários