Ampliando o Vocabulário: SWEET

O prof. Denilso retorna com a famosa série Ampliando o Vocabulário. Hoje a palavra Sweet será explicada em todos os detalhes e significados. Bons estudos!

Hello English Experts Readers, depois de um tempo ausente com a série Ampliando o Vocabulário, cá estou novamente com ela.

Para quem não sabe, a série Ampliando o Vocabulário, aí vai uma breve explicação: trata-se de uma série na qual analisamos os vários significados de uma palavra em inglês. Assim, você aprende um pouco sobre em que outros contextos a palavra é usada.

Hoje, a escolhida é ‘sweet’. Para todos não há segredo nesta palavrinha, afinal ela significa ‘doce’, o contrário de amargo [bitter] ou salgado [salty]. No entanto, isto não é tudo!

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Saiba que também podemos usá-la para descrever uma pessoa ‘amável’, ‘gentil’. Logo, ‘she’s so sweet’ quer dizer ‘ela é tão amável’. Vale ressaltar que dependendo do modo como enfatizamos a palavra ‘sweet’ o seu significado também poderá ser de ‘bonitinho’ ou ‘bonitinha’. Desta forma, a mesma sentença – ‘she’s so sweet’ – poderá ser interpretada como ‘ela é tão bonitinha’.

Além de pessoas, usamos ‘sweet’ para descrever uma música, uma canção. Neste contexto o significado será ‘agradável’. E ainda podemos usá-la para descrever uma voz ou um aroma [cheiro]. Por exemplo, ‘a sweet voice’ [uma voz doce, uma voz agradável] ou ‘a sweet smell’ [um cheiro gostoso, um cheiro adocicado].

No Inglês Britânico, ‘sweet’ é a palavra usada para referir-se a ‘bala’. Não é bala no contexto de munição, que é ‘bullet’; mas sim, bala doce. No Inglês americano, a palavra mais comum para isto é ‘candy’.

Informalmente, podemos usar ‘sweet’ para nos referirmos à ‘sobremesa’. Portanto, após o almoço, podemos dizer ‘hey, let’s have some sweet now!’ [ei, vamos pegar a sobremesa agora!].

Para encerrar, anote aí que ‘sweet’ é também uma gíria. Neste caso, significa ‘demais’, ‘legal’, ‘super’, ‘manero’, ‘dá hora’. Acho melhor dar um exemplo. Suponhamos que você conte uma boa notícia para alguém. Algo como ‘I’m going to the USA next month’ [Vou pros States mês que vem]. A pessoa para quem você conta isto poderá dizer ‘Sweet, man!’ [que demais, cara!; que dá hora, meu!; ‘que legal, mano’].

Bom, é isto! Lembre-se o objetivo da série Ampliando o Vocabulário [que conta com mais de 20 posts já] é o de ajudar você a entender melhor como usar as palavras do jeito certo. Portanto, aguarde mais dicas assim em breve.

Have a nice day, y’all!

Denilso

Denilso de Lima

Denilso de Lima é autor de “Inglês na Ponta da Língua” e “Por que assim e não assado?” [Ed. Campus/Elsevier]. Dá palestras e workshops sobre ensino/aquisição de vocabulário [Lexical Approach e Linguística de Corpus] em instituições de ensino.

Mostrar 16 comentários