Artigos indefinidos do inglês: como e quando utilizar

Perguntas e respostasTata perguntaO uso do artigo indefinido é obrigatório ou pode ser opcional em sentenças como: I like to eat (a) banana for lunch e I like (a) small cat.

Oi Tata, obrigado por enviar a sua questão no fórum do EE. O tema é aparentemente simples, mas algumas particularidades podem pegar até mesmo os estudantes mais experientes. Muito legal você ter colocado esse assunto em pauta.

Para começar quero fazer uma breve revisão sobre os artigos. Os artigos são palavras que precedem os substantivos para determiná-los ou indeterminá-los. Em inglês existem três tipos de artigos: the, a e an. O primeiro é usado para indicar seres definidos, conhecidos da pessoa que fala ou escreve. Já “a” e “an” indicam os seres de modo vago, impreciso. Portanto, indefinido.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Em “I like to eat (a) banana for lunch” o artigo “a” é obrigatório. Essa é uma daquelas formações que usamos de forma tão natural que raramente paramos para questionar. Existe uma regra no inglês que diz que nós não podemos usar substantivos contáveis no singular isoladamente. Banana é contável e está no singular, portanto a palavra deve ser precedida por um artigo, um pronome etc. Para evitar o uso do artigo você poderia dizer “I like to eat bananas for lunch”. Por quê? Acertou se respondeu que é permitido usar substantivos contáveis no plural isolados, como no exemplo: “Dogs are man’s best friend”. Aqui estamos falando da espécie cachorro por isso podemos usar a palavra dessa forma. Vou falar mais sobre isso em uma outra oportunidade.

A segunda frase “I like (a) small cat” isoladamente não faz muito sentido. Se eu entendi bem a intenção é dizer “Eu gosto de (ou adoro) gato pequeno”, sendo assim em inglês talvez ficaria melhor a frase “I like small cats”. Conforme dito no parágrafo anterior não é necessário (e nem permitido) utilizar artigo nesse caso.

Já que estamos falando de artigos indefinidos em inglês quero chamar a atenção para um ponto muito importante: quando usar o “a” e o “an”. Tem muito professor por aí ensinando que devemos usar o “a” antes de consoantes e o “an” antes de vogais. Depois ensina que palavras como hour e university são exceções, pois elas não seguem a regra.

Pra quê complicar se podemos simplificar?

Aprenda sobre os símbolos fonéticos e melhore sua pronúncia.

Quem define o uso do “a” e “an” é o som (em destaque para ninguém esquecer). Se o som é de vogal usamos “an”. Se for consonantal então usamos “a”. No caso clássico “a university”, o “u” tem som de “y” como em yes /jes/ ou yellow /ˈjeloʊ/. Quem tiver a curiosidade de consultar os símbolos fonéticos dessas duas palavras vai perceber que elas começam com o símbolo “j”, isso serve para ajudar a memorizar.

Por que dizemos “an hour” e “a house”?

Como dito anteriormente quem manda é o som. Veja a representação fonética das duas palavras:

  • hour – ˈaʊər (a – vogal)
  • house – haʊs (h – consoante)

Acho que isso responde a questão. Tata, espero ter ajudado nos seus estudos. Agradeço ao Donay e ao Tim Phillips pelas brilhantes respostas dadas no tópico lá no fórum. Valeu pessoal. É isso.

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Aprenda e Pratique

Referências

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 19 comentários