Aulas particulares de inglês via Skype: Prós e Contras

Hi, there! How’ve you all been? Temos ouvido falar muito em como ficou fácil aprender inglês por causa da Internet, da infinidade de recursos grátis que existem hoje. Uma das modalidades que ganhou destaque nos últimos anos, devido ao baixo custo e praticidade, são as aulas via Skype.

Lá nos anos 80 as aulas à distância eram feitas, em bem menor proporção, através do telefone. O aluno recebia o material em casa, estudava e tinha uma hotline para tirar dúvidas e fazer a prática oral do material. Atualmente temos cursos completamente online e também professores que usam o Skype para dar suas aulas.

Alguns anos atrás eu também entrei na onda de dar aula por Skype e tenho, como professor, prós e contras. Antes de mencioná-los, lembro que, como em todo curso de idioma presencial, o curso online também tem alguns acordos a serem feitos, como reposição de aulas, atrasos, pagamentos, entre outros fatores.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Prós

  • Você está no conforto da sua casa ou escritório e pode dar aula de bermuda e chinelo se quiser.
  • Você economiza no material, que geralmente é enviado via Internet em formato pdf (texto) e mp3 (áudio).
  • Você não se estressa com trânsito, economiza combustível, roupa e principalmente o tempo.
  • Seu aluno pode viajar por causa do trabalho e ainda fazer a aula à distância.

Contras

  • Tanto aluno quanto professor devem ter bons equipamentos de som (placa de som, fone, microfone, etc.).
  • Conexão de banda larga boa. Se sua internet ficar caindo você terá que repor a aula, embora o aluno tenha “comparecido”, online.
  • Existe a situação de alguém tocar a campainha, o telefone tocar, cachorro latir ou alguém da sua família entrar no cômodo onde você está dando sua aula.
  • Uma boa parte dos alunos que fazem curso via Skype geralmente não se rematricula no segundo mês.
  • Turmas com mais alunos apresentam os mesmos problemas de nivelamento que os cursos presenciais. Há alunos mais participativos e alunos menos.
  • Para alunos totalmente iniciantes não é recomendável aulas por Skype (trust me, I’ve been there!).

Minha história como aluno em cursos por Skype também é interessante. Comecei a fazer aulas de conversação de francês com um professor nativo, lá do Espírito Santo. Ele é super competente, sério, pontual e por conta da minha inconstância de horários não consegui prosseguir com o curso. Confesso que muitas vezes não estava muito afim de ter aula, como acontece com todo mundo, mas pensava no benefício que ia ter.

Para resumir, dar ou ter aulas via Skype é um compromisso sério e exige comprometimento tanto do professor quanto do aluno. É uma alternativa às aulas presenciais para quem tem disciplina.

See you!

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 21 comentários