Como escolher uma boa escola de idiomas

Oi pessoal! Muita gente me pergunta há quanto tempo eu estudo inglês. Tempo de estudo é algo muito relativo, tenho amigos que estudam há 10 anos e falam com muita dificuldade, tem gente com certificado de escola de idiomas que também não é capaz de manter uma conversa com um Americano ou Britânico. Estudar em uma escola é muito válido, no entanto gostaria de alertar para o seguinte: o grande responsável por aprender Inglês é  VOCÊ.

Eu sempre digo que nunca estudei em escolas de idiomas, sempre gostei de estudar por conta própria (self-taught), fiz apenas 4 aulas experimentais numa escola. Todos me diziam que era o máximo, que a metodologia era a melhor, mas pelo menos para mim não funcionou.

Nem todo mundo tem o perfil ou tempo para estudar por conta própria, para alguns falta disciplina, para outros uma rede de contatos ou amigos que falam inglês. Nesse caso, escolher uma boa escola é sem dúvida a melhor alternativa. Então, da próxima vez que você for procurar um curso de inglês observe alguns itens:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • Verifique a graduação dos professores: certificados, formação acadêmica, anos de experiência.
  • Verifique se os professores têm experiência no exterior.
  • Tente assistir uma aula da turma que está se formando no curso, se eles não estiverem bem você fatalmente fará parte da estatística.
  • Observe se o Inglês é falado naturalmente dentro da escola.

O prof. Michael Jacobs apresenta uma ideia no mínimo curiosa no livro “Como Não aprender inglês“, veja se tem fundamento. Muitas escolas para economizar contratam atendentes sem formação e se esquecem que eles são o cartão de visitas da empresa. Faça o seguinte teste, chame um amigo seu que fala Inglês fluentemente, ligue para uma escola de idiomas e peça para ser atendido em Inglês. Se a pessoa que atendeu conseguiu fazer o atendimento em Inglês já é um bom indício de que a escola realmente se preocupa em disseminar o idioma, caso contrário pense duas vezes antes de se matricular. É inaceitável que os funcionários de uma escola de idiomas não se comuniquem na língua que a escola ensina.

Todo início de ano somos bombardeados por comerciais de escolas de idiomas, mas é importante não se deixar influenciar por propaganda enganosa. Existe curso que promete fluência em muito pouco tempo (2 meses), isso é impossível mesmo para quem está morando no exterior.

Finalizo com um ditado chinês:

A journey of a thousand miles begins with a single step” (Uma longa jornada começa com um simples passo) – Lao Tzu

All the best!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 107 comentários