A leitora Magda nos contou como a sua filha aprendeu inglês e hoje, com 20 anos de idade, é fluente. Sei que muito se discute a respeito do bilinguismo infantil, alguns criticam a ideia, outros apoiam. De qualquer forma, se você tem filhos pequenos vale a pena conferir e avaliar os prós e contras (pros and cons).
Depois de ler alguns relatos resolvi contar algo muito interessante que surgiu em minha casa. Sempre gostei de estudar inglês e embora não seja nenhuma expert, sempre consegui me comunicar com outras pessoas nesta língua, sempre busquei melhoras, mas o que conto, tem a ver com a minha filha mais velha, hoje com 20 anos.
Quando ela era pequena, tínhamos a assinatura de tv a cabo, porém muitos dos canais internacionais não tinham nenhuma tradução, lembro de vê-la, com 3 anos na frente da tv assistindo o Cartoon Network totalmente absorta, porém naquela época os desenhos não eram traduzidos e mesmo os poucos legendados não adiantavam pra ela, pois era pequena e não sabia ainda ler. Sempre ria e perguntava pra ela se estava entendendo o desenho (pois apesar de eu falar um pouco em inglês, nunca me dirigia a ela nesta língua) ela sempre me olhava com uma cara de óbvio. Dizia: Claro, né mãe! Passava horas vendo os desenhos e absorvendo o idioma, depois veio a paixão pela música, letras e melodia eram estudadas e repetidas e traduzidos.
Hoje ela tem 20 anos fala fluentemente inglês sem nunca ter feito algum curso para isto, hoje busca a internet para tirar dúvidas relativas a gramática e aperfeiçoar mais a língua, mas quando tenho dúvidas normalmente é a ela que me dirijo primeiro. Isto mostra o quanto a é importante a dica de sentirmos o inglês como algo natural.
Hoje, assistimos aos filmes em inglês e colocamos as legendas também em inglês para que a mesma “fórmula” possa auxiliar meus outros filhos a ter a mesma afinidade com esta língua. Minha filha de 14 anos já está lendo seu primeiro livro em inglês, e meu filho de 11 anos já consegue acompanhar um filme, com o nosso auxilio.
Quando descobri o EE foi ótimo, pois agora todo dia abro meu e-mail e encontro algo para apreender ou relembrar por lá, assim discutimos estes temas em casa e todos saem ganhando. Um abraço a todos e obrigado equipe do EE!
Magda, obrigado pelo seu maravilhoso depoimento. Tenho certeza que ele poderá orientar outros pais na educação de seus filhos.
Se você leitor, tem algum comentário a respeito do tema, fique a vontade para enviar sua opinião.
See you!
Ainda precisa de ajuda?
Configura algumas opções:
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 31 comentários