Como o Videogame pode turbinar seu inglês

Como o Videogame pode turbinar seu inglês

Sempre ouviu dizer que videogame era perda de tempo ou coisa de nerd? Já levou muitas puxadas de orelha da sua mãe para desligar seu Playstation e ir afundar nos livros? Bom, talvez seja hora de quebrar esse preconceito – e provar, de uma vez por todas, que jogar não é inútil, e sim uma das maneiras mais efetivas de melhorar seu inglês.

O videogame faz o que chamamos de processo de aprendizagem ativo: se você não entender o que é dito, além de não entender a história – como já acontece nos filmes, por exemplo -, você não passa de fase. É uma “questão de sobrevivência” entender a mensagem. Você não é passivo ao que recebe, como ao assistir um programa. Você tem de se concentrar muito mais, interagir com o emissor – mais ou menos o que acontece com um livro. Se você se distrai, não prossegue. É um processo vivo de contato com a língua estrangeira. Vários sites de escolas de idiomas já colocam uma seção de jogos online, por perceberem que os estudantes veem nos jogos uma forma de aprender e de se divertir ao mesmo tempo. Combinar lazer e trabalho, como nós já sabemos, é uma das premissas dos nossos tempos tecnológicos. Não que os filmes não sejam importantes, é claro que são também uma forma muito prazerosa de se aprender inglês; mas quanto mais diversificadas forem suas fontes de aprendizado, melhor e menos cansativo para você.

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA

Antes de sair correndo tirar o pó do seu console, uma ressalva: há jogos e jogos. Se você ainda é um iniciante, talvez seja uma boa dica começar por jogos de ação como Resident Evil 5, que não possuem tantos diálogos, e ir abrindo seu leque de opções com o tempo. Para quem já está em um nível intermediário, jogos de RPG (Role-Playing Games) como Final Fantasy XIII possuem uma história envolvente e um vocabulário muito extenso, além da diversidade de sotaques (accents). Nesse último, por exemplo, alguns personagens possuem pronúncia australiana! Além de treinar seu listening (ouvindo as falas) e seu reading (lendo a legenda), você descobre palavras novas e as deduz pelo contexto.

No jogo Call of Duty: Black Ops, por exemplo, aprendi o significado da palavra “rendezvous”: ponto de encontro – o diálogo já me dava dicas do que a palavra significava, e eu apenas usei o dicionário para confirmação. Mas o principal não são as palavras em si, mas o fato de que você consegue acompanhar uma história e aprender todos os jargões relacionados à sua temática (no caso, Guerra Fria).

Saí do meu curso de inglês há alguns anos e estava em um nível intermediário. Hoje, pelas avaliações que eu fiz, estou no nível C1 (ou seja, avançado). Sem ler nenhum tópico novo em gramática. Em compensação, joguei muito (mais do que devia, admito…) e aprendi muitas gírias que um curso tradicional dificilmente ensinaria. Ditando meus diálogos preferidos, o meu speaking também melhorou.

Para quem já se considera bom no inglês, lanço um desafio: o jogo Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. É uma história muito densa e confesso que vou ter jogar de novo para entender o básico. Segundo muitos, é a melhor história de todos os videogames já feitos – essa continuação demorou dez anos para ser lançada!

Bom, fica aí minha dica. Se você tem videogame, comente: qual é seu console? Wii, Xbox, Playstation? Qual seu jogo predileto? Você já aprendeu alguma expressão nova jogando videogame?

TESTE DE NÍVEL Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE

Bons estudos e até outro dia!

Créditos: agradeço ao site IMDb pelo comentário (quote) que abriu este texto e ao site Techgeek  pela imagem.
Imagem: O jogo Metal Gear Solid 4: “War has changed. It’s no longer about nations, ideologies, or ethnicity. It’s an endless series of proxy battles fought by mercenaries and machines. War – and its consumption of life – has become a well-oiled machine.”

Sobre a Autora: Mariana Fonseca é estudante de Jornalismo. Paulistana, leitora ávida e nerd to the core. Fez alguns anos de curso de inglês, mas passou (e passa) boa parte de seus estudos como autodidata.

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Autor

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador(a), clique aqui e saiba como participar.

Mostrar 53 comentários