Como se diz “transmitir” em inglês

Com toda a tecnologia disponível, já nos acostumamos com as transmissões de eventos como jogos, campeonatos, entrevistas e “shows”. Então, a pergunta aqui é: como se diz “transmitir” em inglês neste contexto? Por exemplo: “eles vão transmitir o jogo ao vivo” ou “a entrevista foi transmitida para todo o país.”

Uma das melhores opções nesse caso é o verbo “broadcast”, que é fácil de pronunciar e também de entender, além, é claro, de ser amplamente usado por falantes nativos tanto do inglês americano quanto do britânico – outro fator que ajuda na familiarização com o idioma.

Vamos agora dar uma olhada em alguns exemplos:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • The interview was broadcast live across Europe. [A entrevista foi transmitida ao vivo em toda Europa.]
  • The Pope’s speech will be broadcast on all channels at 6:00 this evening. [O discurso do Papa vai ser transmitido em todos os canais às 6:00 hoje à noite.]
  • The BBC will be broadcasting the match live from Paris. [A BBC vai transmitir a partida ao vivo direto de Paris.]
  • The concert will be broadcast live tomorrow evening. [O “show” vai ser transmitido ao vivo amanhã à noite.]
  • His speech was broadcast nationwide. [O discurso dele foi transmitido para todo o país.]

Como foi mostrado anteriormente, “transmitir ao vivo” equivale a “broadcast live” e “transmitir para todo o país” a “brodcast nationwide”.

Não podemos nos esquecer da preposição – todos já devem saber que este é um dos assuntos de maior importância no aprendizado do inglês – neste caso, para dizermos “na” TV, ”no” rádio ou ”na” Internet, usamos a preposição “on”: broadcast on TV, broadcast on radio, broadcast on the Internet. Observem este uso nos trechos retirados de publicações internacionais a seguir.

  • He gave regular radio addresses and his 1925 inauguration was the first to be broadcast on radio. [The New York Times]
  • In the past, people had to settle for watching the delayed, edited bits broadcast on TV or websites, but technology and viewing habits have changed. [CNN]
  • Whitney Houston’s funeral to be broadcast on the Internet. [Telegraph]

Ah, por falar em transmissão via Internet, temos a expressão “broadcast yourself” do Youtube, que poderia ser interpretada ao pé da letra como “transmita-se”, e não é difícil entender o porquê deste uso de “broadcast”, já que milhões de pessoas pelo mundo criam, enviam e compartilham vídeos que lhes despertam o interesse de alguma forma.

Acho que é isso. Agora que vocês já sabem como fazer uso de “broadcast”, aproveitem para pôr isto em prática escrevendo uma frase ou trecho sobre o assunto abordado aqui hoje. Bons estudos e até a próxima.

Donay

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

Mostrar 16 comentários