Bate-papo com Denilso de Lima – English Podcast #09

Se você ainda tem dúvidas se é possível aprender inglês por conta própria não pode perder o podcast de hoje. Tive o prazer de gravar um bate-papo com Denilso de Lima autor dos livros “Inglês na Ponta da Língua” e “Por que assim e não assado”.

Em quase 1 hora, Denilso contou a sua história com o aprendizado de inglês e como ele se tornou fluente. Conversamos também sobre os certificados, combinações de palavras (collocations) e como aprender inglês sem estudar gramática.

Eu aprendi muita coisa com o Denilso, espero que você também goste das dicas imperdíveis.

Ouvir o English Podcast

Seguem abaixo os links de posts e mensagens que foram citadas no podcast:

Lembro que este podcast é “movido a comentários”. Por favor, enviem sugestões, críticas e perguntas.

Aguardo a participação de todos.

See you!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 54 comentários

  • 22/06/10  
    Guilherme diz: 1

    The best post of the year!

  • 22/06/10  
    Nathalia diz: 2

    Confesso, conheço o site há anos, leio tudo, mas não tenho muita paciência para ouvir podcast, mas fiquei tentada pela descrição do post. Resolvi ouvir e não me arrependi, a entrevista foi muita boa, gostei mto. Agora deu vontade de ouvir os outros, rsrs

  • 22/06/10  
    Lêda diz: 3

    Muito bom!
    Uma verdadeira aula.
    Thank you very much!!!!!!!!!!!!

  • 22/06/10  
    Katia diz: 4

    É a primeira vez que escrevo aqui…depois desta aula..me animou muito, estou super empolgada…obrigada mesmo!!!! Ótimo!!!!!

  • 22/06/10  
    Kaio diz: 5

    hey guys, I loved this podcast. :D I have both Denilso’s book. :D I also love them. :P

  • 22/06/10  
    val diz: 6

    é sempre bom ouvir sobre experiências das pessoas especialmente sobre o aprendizado da lingua inglesa , que é o nosso objetivo, pois assim temos um novo animo para continuar a aprender … sempre… e voce tem nos ajudado , e muito , principalmente com os podcast….. otima entrevista….parabens!

  • 22/06/10  
    Gil Gomes diz: 7

    Muito bom e motivador, ja to aguardando o próximo, só uma coisa o audio do Denilso no começo nao ficou muito bom, mas nada que nao depara entender. E só pra variar parabens Alessandro, parabens Denilso, tenho aprendido muito com os dois blogs

  • 22/06/10  
    Roberto diz: 8

    Conheci o site há alguns dias e estou achando sensacional. Esse podcast foi muito bom mesmo! Parabéns!

  • 22/06/10  
    Claudio Victor diz: 9

    Very good!! :D Congratulations Alessandro and also Denilso

  • 22/06/10  
    Luiz diz: 10

    Muito bom, obrigado por compartilhar suas experiências Denilso.

  • 22/06/10  
    Silvia diz: 11

    Oi, conheci teu log e já o adicionei aos meus favoritos pois quero aprimorar meu inglês.
    Obrigada e abraço

  • 22/06/10  
    Márcia Mendonça diz: 12

    Excelente!
    Obrigada Alessandro e Denilson por compartilhar as informações e experiências conosco!
    Todos os assuntos de grande valia.

  • 22/06/10  
    Thyago diz: 13

    Um ótimo podcast! Fiquei impressionado, o Denilson é fera demais. Uma inspiração para todos autodidatas.

    Blog tá muito bom. Keep up the excellent work.

  • 22/06/10  
    Renato Guimarães diz: 14

    Muito bom o podcast!

    Para mim (e acredito que também para muitos outros), foi uma grande lição de vida saber que o Denilso superou todas as dificuldades de sua infância e que hoje e se tornou em um vencedor e excelente profissional que domina a Língua Inglesa!

    Histórias como essa são as que mais me motivam a continuar estudando e nunca desistir de meu objetivo de ser fluente em algum dia também no Inglês!

    Venho acompanhando os materiais compartilhados tanto aqui no EnglishExperts quanto no Inglês na Ponta da Língua e ambos têm me ajudado bastante.

    Keep the good work up! Congratulations!

  • 23/06/10  
    Raphael Ferreira diz: 15

    Uma verdadeira aula e não só de ingles. O Denilson tem realmente uma história e tanto, vocês estão de parabéns.
    Os metodos de ensino/aprendizado citados me explodiram a cabeça. É a maneira ideal de apender, pois quando aprendemos portugues, não aprendemos a gramatica e sim a comunicação, com ingles não deve ser diferente e isso ficou mil vezes mais claro para mim nesse podcast. É simplesmente genial esses metodos, nunca tinha ouvido falar e fiquei maravilhado em saber, que, eu já tentava fazer isso ou coisa parecida sem nem saber que existia.
    Abraço e até a proxima!!!

  • 23/06/10  
    Helena diz: 16

    Alessandro e Denilson, parabéns pelo podcast. Achei maravilhosa a explanação…didaticamente simples e motivadora. Amei a inovação nos estudos…agora sim será mais fácil dar continuidade. Minha filha estuda em London e lá a exigência da gramática é rigorosa. Eu estudo por aqui e tb faço uso de outros sítios. Estou amando este blog e com certeza tb serei assídua do ponta da língua. Inglês é parte de nossas vidas, este blog é excelente e estou sempre a divulgá-lo.
    Mais uma vez parabéns e obrigada.

  • 23/06/10  
    edivaldo diz: 17

    é a minha premeira vez que participo, queria saber como sela em ingles a seguinte frase. AMO MINHA FAMILIA DE TODO MEU CORAçao OBRIGADO.

  • 23/06/10  
    Givaldo diz: 18

    Gostei muito do podcast.
    Principalmente quando ele falou de certificados, de metodologia e abordagem no ensino da lingua inglesa, Lexical Aproach e como ele conseguiu se tornar fluente em inglês sem precisar morar em outro país.
    Como dica, sempre fazer entrevistas(no formato podcast) com profissionais de ensino de lingua inglesa, relatando como aprenderam inglês e dando dicas de estudos, livros.

  • 23/06/10  
    Gil Gomes diz: 19

    outra coisa bastante interessante é no final a “dica” do Denilso de pegar uma palavra e ver com que esta palavra combina como ele disse no redondamente enganado. isto com certeaza va me ajudar e muito

  • 23/06/10  
    Flávia Magalhães diz: 20

    Gostei bastante da explicação super esclarecedora sobre a abordagem lexical. Já mencionei por aqui (na verdade, no fórum) que iniciei meus estudos de inglês através de “imersão em gramática”, o que me bloqueia a tentar ensinar outras pessoas de forma diferente daquela que usei pra aprender. Por isso gostei tanto da forma como foi colocado pelo Denilso, explicando que na verdade não se trata de “abolição” da gramática (seria impossível, né?), mas sim da forma diferenciada como a mesma é ensinada.

    Há algumas semanas questionei um professor que defende o ensino sem o uso de gramática sobre o que ele faria caso um aluno dele precisasse, num curto espaço de tempo, estudar gramática pra fazer um teste de emprego. A resposta foi tão “limitada” que eu espero de coração que tal professor conheça o English Experts e venha escutar esse podcast.

    ***

    Denilso, estou estudando pro CPE e seus comentários foram muito úteis! Me fizeram pensar no quanto eu preciso reorganizar a minha rotina de estudo, fazer mais simulados, etc…

    ***

    Queira aproveitar pra dizer pro Alessandro que, dentre uma lista que motivos pelos quais seu blog é melhor que alguns outros, o fato de você manter contatos tão preciosos é o que faz a grande diferença por aqui. Acho muito legal a troca de informação, a admiração, o respeito, e principalmente a amizade que existe entre vocês (Alessandro, Adir, Denilso, etc), diferente de alguns blogs por aí que têm uma certa visão de “cabresto”, parece que morre de medo de concorrência, acha que não precisa de colaboração externa e que é “auto-suficiente”.

  • 23/06/10  
    Sávio Canuto - João Pessoa - PB diz: 21

    Pessoal, esse podcast foi um dos melhores que já teve aqui no EE! Estão todos de parabéns! Depois que vocês comentaram sobre a entonação, gostaria muito que fizessem um podcast para explicar as instruções de entonação descritas nos dicionários. Nunca consegui entender direito aqueles símbolos. Seria bom também um material simples em PDF para acompanharmos durante o podcast. Desde já, estão fazendo um ótimo trabalho. Abraço a todos!

  • 23/06/10  
    icenauro diz: 22

    QUERO RELATAR QUE É MUITO BOM ESTE SITE E QUE O ALESSANDRO JUNTO COM SEUS PARCEIROS POSSIBILITARAM A NÓS A VONTADE E A PRATICIDADE DE SE APRENDER MAIS AINDA O INGLES.

    BEM SOU PROFESSOR DE LINGUA INGLESA E PORTUGUES, OPITEI POR ENSINAR SOMENTE INGLES, NÃO SOU FLUENTE, MAS GOSTO DE TRABALHAR COM MEUS ALUNOS FALANDO NA MAIORIA DAS VEZES EM INGLES, NO COMEÇO ELES ESTRANHARAM, POIS EM ESCOLA PÚBLICA NÃO HÁ PROFESSORE QEU SE DEDICAM NA LINGUA FALADA, MAS EU PROCURO TRABALHAR LEITURA EM VOZ ALTA, E TRABALHAR PEQUENOS TRECHOS DE MUSICAS QUE ESTÃO EM EVIDENCIA TIPO “WAVING FLAGS” E ELES SE AMARRAM. AS VEZES PEGO CONJUGAÇÕES DE VERBOS REGULARES OU NÃO E TRABALHO COM ELES EM FORMA DE PEQUENAS FRAZES CANTADOS NA VERSÃO DE HAP. SEI QUE AINDA FALTA MUITO PARA MELHORAR, MAS PERCEBO QUE A FALA AJUDA MUITO MAIS DO QUE A GRAMATICA.

    PESSOAL QUEM QUIZER MEU ORKUT É naurorossini ok.

  • 23/06/10  
    Patricia diz: 23

    Hi!
    I loved the podcast… you were terrific! It’s good to know about the way people like Danilso learnt English! I have to wait until be working to start studying English, because my mother didn’t have money to pay a course for me! I studied for four years at a school but I feel that something is missing because I don’t feel confortable speking in English. I won’t give up and when I hear an exemplo like yours I know that I will get my goal!
    Thanks a lot!

  • 23/06/10  
    Denilso de Lima diz: 24

    Olá Pessoal,

    Fico feliz que tenham gostado do Podcast que o Alessandro fez comigo. Agradeço ao Alessandro mais uma vez pela grande oportunidade e agradeço a todos vocês que acompanham o meu trabalho por meio do Inglês na Ponta da Língua. Certamente, as contribuições são de grande valia para todos.

    Infelizmente, o tempo que tinha era curto e não deu para falar ainda mais coisas. Porém, creio que vocês têm no Podcast e nos dois blogs [Inglês na Ponta da Língua e English Experts] excelentes dicas para aprimorar o inglês e vencer os obstáculos. O segredo é “never give up!”.

    That’s it! thank you very much for being such wonderful people! Good luck and Take care!

  • 23/06/10  
    Sumara diz: 25

    Adorei este Pod e Dr. Denilson, demais, que lição para mim uma estudante de inglês, que teve acesso ao ensino só na gramatica, anos atraz, as escolas de inglês só focavam o inglês desta forma, depois entrei novamente em outra escola e ai vi a mudança no ensino textos com gramatica, mas um metodo bem diferente, estranhei até, mas estou adorando.
    Pergunto a vocês: Com relação aos Certificados de Cambridge, Denilson comentou sobre CAE, me parece que foi o primeiro que ele fez, então como estudante e um pouco assustado para fazer o TOEIC, qual Certificação seria melhor fazer antes do TOEIC? Minha intenção seria sequir carreta na área do ensino de inglês, mas não tenho pressa, então quais Certificações poderia fazer antes?
    Agradeço a atenção e parebenizo a todos vocês pela valiosa ajuda a todos nos estudantes de inglês.
    Sumara

  • 23/06/10  
    Sumara diz: 26

    desculpe, é carreira e não carreta, rsss

  • 23/06/10  
    Tania Cristina Conde diz: 27

    Parabéns pela iniciativa, vou divulgar para meus colegas do inglês.
    Denilso sucesso sempre para você.

  • 23/06/10  
    Rafael Schiabel diz: 28

    Parabéns por mais um podcast.
    Eu gostei muito. Parabenizo-os pela dedicação ao site e por nos ajudarem a aprender o inglês como vocês aprenderam e ainda aprendem.
    Este pod foi uma lição de vida que nos dá ânimo para continuar. Quem nunca pensou em desistir? Chutar o pau da barraca? Pois é.
    Quem quer corre atrás e é isso que vocês e nós fazemos.
    Muito obrigado e parabéns!

  • 23/06/10  
    Marco Brainiac diz: 29

    Congratulations to Denilso and Alessandro.

    Very nice and useful explanations.

    I’ll buy your book (Inglês na Ponta da Língua) to get fluence in English, some points like colocations and Lexical Approch can help us to improve.

  • 23/06/10  
    Marco Brainiac diz: 30

    Hi Donay,

    Very useful we get very well with examples.

    Congratulations

  • 23/06/10  
    AROLDO BRUNO diz: 31

    Awesome! Thank you so much, very elucidate!! Aqui temos verdadeiros brasileros, exemplo de luta, dedicação e vitória! Parabéns Alessandro e Edilson, vocês são “os caras”!!!

  • 23/06/10  
    Dionizio diz: 32

    Fantástico, adoro ouvir os pods, adoro esse site….me sinto em casa quando estou navegando….Falo até para os cegos navegarem de tão bom que é….Vocês estão de parabéns!!!!! Grande abraço!!!!

  • 23/06/10  
    Gabi diz: 33

    O “let’s go to the beach” foi pra mim hahahahah.
    Gostei muito do Pod, muito obrigada!

  • 23/06/10  
    Anderson diz: 34

    Primeiramente gostaria de citar que os Podcasts são ótimos para min, gosto muito e senti falta quando estes não estavam sendo gravados, estou tendo um problema na hora do download, os arquivos estão grandes e quando tento baixá-los simplesmente o downlod para, então Alessandro, será que seria possível você estar dividindo estes arquivos?
    Desde já lhe agradeço muito e tenho um imenço prazer de frequentar este Site!

    Sucesso!

    Aguardo um retorno!

    • 23/06/10  
      Alessandro diz:

      Anderson,

      Ficaria muito complicado de separar um podcast em vários arquivos. Não disponho de tempo para disponibilizá-los desta forma, já que o podcast e a sua edição são bem demorados. Sugiro que você utilize algum sistema de download como o Free Download Manager, ele evita que o download se perca no meio. Segue abaixo o link:
      http://www.freedownloadmanager.org/download.htm

      Abraço,

  • 23/06/10  
    Felipe diz: 35

    ótimo Podcast, as dicas do Denilso são demais !
    parabéns

  • 24/06/10  
    João B. L. Ghizoni diz: 36

    I confess I still haven’t found enough time to listen to the whole podcast, but loved the parts listened to so far. Congratulations, Denilso! I took FCE very long ago and several others, but still haven’t had the guts to face either CAE or CPE. But I managed to get the Michigan Proficiency, which made me very happy, taking into account I taught myself English. All the best to you all!

  • 24/06/10  
    Rudiney Freitas diz: 37

    Se tem algo que eu posso dizer antes de qualquer elogio e; “MUITO ABRIGADO” a você Alessandro e a você Denilson por esse podcast no qual eu me identifiquei muito pois não diferente de vocês eu também estudo inglês por conta própria. Quero que saibam que esse podcast foi uma verdadeira aula para mim! Aula de encorajamento, de que é possível! Parabéns!

  • 24/06/10  
    Rudiney Freitas diz: 38

    Se têm algo que eu posso dizer antes de qualquer elogio e; “MUITO OBRIGADO” a você Alessandro e a você Denilson por esse podcast no qual eu me identifiquei muito pois não diferente de vocês (no princípio) eu também estudo inglês por conta própria. Quero que saibam que esse podcast foi uma verdadeira aula para mim! Aula de encorajamento, de que é possível! Parabéns!

  • 24/06/10  
    Rômulo diz: 39

    Nice Denilson! I learned a lot tonight with this podcast…thanks!

    Go on with great work!

  • 25/06/10  
    Rodrigo G. Felippe diz: 40

    Excelente podcast Alessandro.

    Gostei pra caramba, uma verdadeira aula, novos métodos de aprender e um grande incentivo.

    Abraços

  • 25/06/10  
    janete diz: 41

    Faço curso de inglês à 3 anos, e confesso que tenho aprendido muito mais com os podcats e as dicas do site, do que no curso. Os colaboradores do site , Adir e Denilson juntamente com vc Alessandro tem transformado a maneira de aprender inglês em algo muito mais simples, descomplicado e fácil de entender, agradeço imensamente a ajuda e isto só me motiva a querer continuar aprendendo até conseguir ter realmente um inglês fluente. Obrigado sempre……..

    • 25/06/10  
      Alessandro diz:

      Janete,

      Muito obrigado pelas palavras de incentivo e elogio. Fico muito feliz pela aprovação de nosso trabalho.

      Sucesso sempre!

      Abraços,

  • 25/06/10  
    Claudio Victor diz: 42

    O EE a cada dia está ficando melhor, e olhe que ontem ele já era 100%! Rsrsrs..
    Mas falando sério, o EE é uma grande ferramenta de estudos para todos nós que queremos aprender língua inglesa. Todos os colaboradores do EE estão de parabéns, em especial Alessandro. Congratulations people! :)

  • 28/06/10  
    Vivian Bispo diz: 43

    não é a toa que ele é meu idolo!

  • 29/06/10  
    Renata diz: 44

    Thank you very much you guys!! It was amazing! Keep up the the good work and thanks once again for sharing. See ya!

  • 29/06/10  
    Iveti diz: 45

    Denilso and Alessandro,

    That’s a good idea! Congratulations!
    The podcast is wonderfull!
    e-big hug

  • 30/06/10  
    Maria do Socorro diz: 46

    Denilso e Alessandro eu não conhecia o trabalho de vocês,tomei conhecimento hoje por uma amiga que sabe que gosto do inglês.
    otrabalho de vocês é maravilhoso!!! Amei o podcast com o Denilso que voces nos presentearam!!!!Estão de parabéns pelo trabalho aberto,sem preocupação de concorrência e com o objetivo de educar,ensinar inglês para quem quiser!!
    Boa sorte ,sucesso! Que Deus abençõe o trabalho de vocês !
    Um gande abraço
    Maria do Socorro

  • 01/07/10  
    Nádia diz: 47

    Gostei demais. Já baixei no mp4. Olha esse bate papo só reforçou a minha vontade de continuar no aprendizado da língua . Parabéns aos dois. Um grande abraço.

  • 01/07/10  
    rafael inacio diz: 48

    Bom… Denilson veio ao Rio de Janeiro… E até agora eu não acredito que não consegui comparecer…

    Galera, ele é o cara que colocou meu inglês de cabeça pra baixo [upside down]…

    Gentemmm, ouçam as dicas dele… seu inglês vai dar um BOOMMMMM!

    Parabéns Denilso!
    simplesmente, Fantástico!!!

  • 05/07/10  
    Josi diz: 49

    When I grow up..
    ….I wanna be like Denilso, rsrsrsr
    I liked a lot!!!

    See you!

  • 05/07/10  
    José Soares Pereira diz: 50

    Caro Alessandro,
    seu Blog está de parabéns trazendo pessoas como Denilso de Lima. Ouvi o podcast com Você e Ele e foi maravilhoso, principalmente para mim que estuda inglês sozinho e sem um centavo para pagar qqer cursinho. Sensacional a gente vê como Ele tem amor a esta língua, da qual, ainda somos tão carentes.
    Sucesso pra v e ao blog.
    J. Soares

  • 15/07/10  
    Rodrigo Guimarães diz: 51

    Muito muito bom, a expressão Fale inglês que nenhum pedente irá deixar de entender, e abra a boca fale e fale !!! Puxa muito legal, isso é o incentivo que todos nós mortais que querem aprender e falar o Inglês ou até mesmo outro idioma precisa escutar.
    Quem derá os cursos passarem este pod cast para os alunos em sala de aula, pois este foi muito legal um bom incentivo para os iniciantes e veteranos.

    Sucesso aos dois e Alessandro muito obrigado pelo “englishexperts”.

    Denilson o “Inglês na ponta da lingua” já esta nos favoritos, sucesso pra ti!