Existe algum atalho para a fluência?

Perguntas e respostasRenata pergunta: “Tenho acompanhado as dicas diárias do blog por email, raramente participo. Percebi que o tema fluência é bastante polêmico e não há uma definição exata do que ela é. Gostaria de saber se existe alguma forma fácil para falar bem, como um nativo. Existe algum atalho para a fluência?

Renata, esta é uma pergunta frequente entre os leitores. Para te responder selecionei uma mensagem sobre fluência enviada pelo Donay em nosso fórum. Confira abaixo o que ele diz a respeito.

Para aprender inglês e ser fluente como um nativo, são necessários dois ingredientes básicos e decisivos: força de vontade e muito estudo. Porém existem alguns atalhos que podem facilitar e motivar quem está aprendendo, um deles é tornar o estudo mais objetivo, com menos rodeios e mais resultados.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Descobri isto há alguns anos (12), a partir daí tive a certeza de que era só uma questão de tempo. Ao observar alguns amigos meus que moraram no exterior percebi que eles não liam textos, não estudavam muita gramática, mas tinham uma fluência muito boa. Após uma investigação, descobri que eles sabiam um monte de “idéias prontas” em inglês que usavam nas situações do dia a dia, para trabalhar, estudar e etc.

Depois disso comecei a observar, anotar e encontrar equivalentes para tudo de mais importante que sabia em português, reduzi minhas leituras de textos apesar de ler muito sobre assuntos essenciais (saúde, família, diversão, etc). Com isso comecei a esquecer menos o que aprendia e minha fluência decolou de vez. Até mesmo a leitura ficou mais fácil. Preencher as “lacunas” que nos impedem de comunicar é para mim o melhor caminho.

I hope you like it.

Pessoal, vocês tem mais alguma dica para ajudar a leitora Renata? Aguardamos comentários.

See you on the comments area.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 31 comentários