Eu sempre fui fascinado por estudos sobre o funcionamento do cérebro. Quando era adolescente lia e relia as reportagens da Superinteressante sobre as pesquisas do cientista Ivan Izquierdo, pioneiro no estudo da neurobiologia da memória e do aprendizado. O assunto já rendeu alguns artigos aqui no EE, vocês devem se lembrar dos posts Como nosso cérebro aprende inglês e Mapas Mentais para estudar inglês.
Na última sexta-feira fiquei muito feliz ao ver que o assunto do último NerdCast era Neurociência. Entre outros assuntos interessantes, o convidado André Souza, doutorando em Psicologia cognitiva, falou sobre as vantagens de se falar mais um idioma.
Iniciar o Teste Online!
A parte que mais me chamou a atenção foi quando ele falou sobre Sinestesia Cognitiva. O termo é “feio”, mas a explicação é simples. Nós temos a tendência de achar que a percepção de alguma coisa pode influenciar na compreensão de uma coisa completamente diferente. É mais ou menos o que acontece quando baixamos o volume do som do carro quando estamos tentando encontrar algum endereço. Você já fez isso?
Agora a informação que realmente me surpreendeu e que vai interessar a todos que estudam idiomas. Veja só o que André falou sobre a Sinestesia Cognitiva para quem fala mais de uma língua:
… pessoas que falam mais de uma língua tem um controle atencional muito maior. Então, elas conseguem mudar de uma tarefa para outra de forma mais fácil sem ter que desligar uma tarefa, sem ter que baixar o volume do rádio para poder enxergar um número melhor…
Isso se dá por conta do treinamento constante. Entenda melhor.
Download do Guia em PDF - Grátis!
…quando a pessoa fala duas línguas, ou mais de duas línguas, ela tem que constantemente inibir um sistema e colocar o outro em evidência. Quando ela quer falar inglês, por exemplo, se ela está falando português ela tem que baixar o conhecimento do inglês para ela focar no inglês.
Além de todos os benefícios, estudar idiomas é ainda uma academia para o cérebro. Eu tenho alguns apontamentos sobre o livro Use Your Head do famoso Tony Buzan, espero falar sobre ele em breve.
Vocês gostariam de ler mais sobre tema aqui no blog?
Aguardo comentários!
Mostrar 50 comentários
Interessantissimo.. Gostei.
Muito legal! Não sabia disso.
Gostaria de saber mais…
Também gosto desse tema, muito bom!
Não recordo a fonte, mas já li em algum texto sobre neurociência que nós só utilizamos 10% da potência do cérebro para atividades rotineiras, habituais. Aprender algo novo, como um idioma, exige utilização da potência total, aumentando a irrigação sanguínea e a própria quantidade de sinapses. Bem, não sei se esta informação ainda encontra-se cientificamente válida, mas parece esclarecer porque é tão fácil e comum acomodar-se e viver mecanicamente e tão trabalhoso viver estudando, deslocando-se e reconfigurando-se dentro de si mesmo.
Muito bacana!
Me interesso muito por esse tema também.
Nossa me interesso bantante por esse assunto adoraria ler mais sobre ele aqui também além de acompanhar o nerd cast…
Abraços
Interessante Alessandro,
Para complementar gostaria de escrever um trecho que vi num podcast do “LearnEnglish”:
“Researches of University collegue London had measured the brains of people who are bilingual and the brains of people who are monolingual. It found that the Part of the brain which processes information is BETTER developed in people who are bilingual than in people who are monolingual.”
Mais um motivo pra aprender esse maravilhoso idioma. ;)
Um abraço.
Alessandro, parabéns pelo site. Ele já me ajudou bastante a encontrar material interessante, de qualidade e gratuitamente na Net. Também sou fascinado por assuntos relacionados à Neurociência, Neurolinguística, etc. Posts sobre estes temas serão sempre bem-vindos! Grande abraço e obrigado pelas dicas que o seu site tem nos proporcionado.
Cezar Ribeiro
Niterói-RJ
Muito legal o artigo, gostaria de saber mais sobre o assunto.
Abs.
Parabéns, belo artigo. Eu particularmente gostaria muito de ler mais sobre o assunto. Fico no aguardo de novas contribuições suas ou dos demais experts.
Olha, eu já baixei o som do carro para olhar a agenda do celular. Várias vezes!
Eu sabia disso!e acho muito interessante mesmo(também amo estudos sobre o cérebro humano).
Esse blog é excelente!!!amo demais!!!
Fiquei suuper feliz com a noticia porque fala 5 linguas, mentira 4 estou aprendendo a 5° mas quero ser um super poliglota e/ou interprete adoro traduzir coisas. ;D
I liked it. I´m going to try this method. It´s very interesting.
Thank you very much.
Que legal que você também ouve nerdcast! E o assunto é sim muito interessante, com certeza tem muito material por aí, já que existem muitos estudos sobre a mente humana. E provavelmente muitos outros sobre o aprendizado de novos idiomas. Escreva mais sobre.
É como se a pessoa q fala várias línguas fosse várias pessoas, ela contacta outras culturas, outras maneiras de ser, se torna um pouco como os nativos de outros países, é fantástico.
Adoro línguas, já falei 4, esqueci 2 por falta de uso e no momento fora o portugues (que conheço a fundo), so mesmo frances e ingles
Parabens pelo blog, abre os horizontes mentais, sai da mesmice
Adorei o post! Também adoro esses assuntos sobre aprendizado/funcionamento do cérebro. Vou adorar ler mais sobre isso aqui!
Sim, gostaria de mais artigos sobre o tema. Os assuntos sobre funcionamento do cérebro e sobre aprendizagem sempre me interessam. Aí vai um comentário; Li num artigo de jornal (há muito, muito tempo) que crianças que aprendem a tocar um instrumento até os dez anos de idade vão melhor em matemática, pois o estudo da música nessa idade desenvolve conexões interligadas ao raciocínio matemático e o cérebro jamais as perde. Eu não tenho filhos, mas quem tiver filhos com menos de dez anos aí, bota pra aprender a tocar um instrumento musical… Hugs.
Sou totalmente a favor de mais posts sobre o assunto. É interessante saber como a condição neurológica pode afetar nosso empenho no aprendizado de idiomas ou como o mesmo influencia em outras atividades e habilidades mentais.
Eu ouvi esse Nerdcast na última sexta também e fiquei fascinada por esse tema. Toda ciência que se aplica ao estudo do cérebro é interessantíssima.
Nesta parte onde o André Souza ressalta os benefícios de falar mais de uma língua, fiquei ainda mais empolgada com o tema e principalmente com o estudo do inglês.
Espero ver mais posts envolvendo neurociência e aprendizado.
That’s really interesting!! ;) thanks for sharing!!
Eu estudo outro idioma e já não me distraio. Eu adoro estudar com música e não me atrapalho.
Realmente eu gostaria de saber mais sobre isso.
Tu estás de parabéns pelo blog!
Please, write always that have some respect.
Já sabia que estudar idiomas fazia bem ao cécebro, mas fiquei muito feliz ao saber que os benefícios são ainda maiores. Adorei!!! Já falo três línguas, vou estudar mais uma. Adoro este blog. Adoraria ler mais sobre o assunto.
Yes, I would like to read more about this. Please, write to us.
Hi everyone,
Obrigado pelos comentários. Que bom que vocês gostaram do tema, vou preparar mais artigos sobre o assunto.
Take care!
This is a very interesting subject! It’s very good to know how things work inside our mind, isn’t it? That’s why it’s so amazing studying psychology, science and stuff! Thanks for sharing!
Ótimo tema, realmente faz muito sentido além de ser um fator motivador, Parabéns.
Hi there! This is a very interesting article. Congratulations Alessandro.
Of course I would like to read more about the subject. EE is a powerful tool for anybody who wants to learn English. Thanks a lot.
Prezado,
Gostaria de comentar que gosto muito do seu site… procuro ler diariamente… achei fantastica sua dica dos mapas mentais… (vou divulgá-los)… gostaria que continuasse seu assunto sobre o livro Use Your Head do famoso Tony Buzan (pois sempre tive grande dificuldade em aprender ingles e continuo procurando alternativas para superar); ficarei aguardando mais artigos relacionados. Me permita dizer que sou Sua fã..!!! (rsrs)
Maximina
Olá, Alessandro. Gosto desse tema, embora leigo nessa área, os estudos sobre o cérebro sempre despertaram meu interesse, por isso gostaria que outros artigos fossem publicados. Atualmente estou lendo os livros: O Cérebro que se Transforma, de Normanh Doidge; e o Incógnito, de David Eagleman. Cumprimentos.
Pelo exposto na matéria o benefício de saber e usar mais de um idioma é permanente. Isto vem de encontro com pesquisas mais que comprovadas que aprender coisas novas é um santo remédio para os cérebros de qualquer idade, principalmente os mais velhos.
Realmente muito interessante este tema, não sabia que o aprendizado de idiomas poderia influenciar nisso. Bom saber!!
E estou adorando o blog e indicando para amigos que também são apaixonados pelo estudo de idiomas, assim como eu. =D
ÓTIMO artigo!
Muito incentivador.
As infos nos comentários também estão de parabéns!
Abs
Muito interessante esse post, Alessandro. Parabéns! O blog está cada vez melhor!
Adorei a matéria, trás em evidencia muitas verdades.
Adoro o site EE e sempre espero por novidades para nos deixar informados, dia a pós dia , obrigado English Expert !
Muito legal o seu post, Alessandro. Fiquei contente também em saber que você é um ouvinte do Nerdcast. Este Nerdcast eu também ouvi e achei muito bacana. Aguardo novos posts com este tipo de assunto. Way to go!
Difícil é treinar o cérebro a aprender um novo idioma. Mas depois que ele está treinado realmente deve ser capaz de muitas outras habilidades.
Achei muito instrutivo o assunto de hoje.Espero outros tantos
Alessandro,
muito boa esta tua explicação sobre o benefício do estudo de idiomas para o cérebro. Sou portadora da Doença de Parkinson e já ouvi muitos médicos e li cientistas falando desse benefício para o parkinsoniano.
Fiquei curiosa pra saber o que diz o Use Your Head do famoso Tony Buzan,
Grata
The same subject was discussed this week in NYT
http://www.nytimes.com/2012/03/18/opinion/sunday/the-benefits-of-bilingualism.html?_r=3
Adorei seu post e sempre estou aconselhando o EE aos meus amigos que estudam inglês !
way to go buddy. I wish I could hear more from this subject. This intersts me a lot.
I am delighted for the quality of information and articles in this site. That’s why I recommend it to all my students.
[…] the original text in Portuguese by clicking here. Share this Post! Tweet Posted in Learning Tagged tips Pestiños, un […]
I’d very much like to read more abou it, great article by the way. :)
great article….very interesting this subject…I’ll hope much more….tks a lot
hugs!!!
Gostaria de publicar isso no meu blog, meu blog tem acesso basicamente dos meus alunos, e acho que essas informações seriam importantes pra eles. Existe alguma política ou proibição pra isso? Claro que colocarei a fonte e o nome do autor.
Obrigada desde já.
Ivy
Oi Ivy,
Que tal em vez de copiar o conteúdo você colocar seus comentários sobre o assunto no seu blog e indicar este artigo com um link?
Acho que essa é a melhor forma.
Obrigado pelo comentário!
Muito bom! O artigo aborda um tema interessantíssimo e também explica muito bem os benefícios de estudar um idioma. Importante lembrar que o idioma é muito bom para aumentar a oportunidade no mercado de trabalho!
Oi, tudo bem?
Só é possível enviar comentários em publicações recentes. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo que você acabou de ler, envie uma mensagem em nosso fórum.
Link do fórum: Fórum do English Experts
Milhares de pessoas já se cadastraram gratuitamente.
Mais Informações
- Para críticas e sugestões envie um email para contato [arroba] englishexperts.com.br
- Para se tornar um colaborador clique aqui.
Bons estudos!
Equipe do English Experts