Os benefícios do estudo de idiomas para o Cérebro

Eu sempre fui fascinado por estudos sobre o funcionamento do cérebro. Quando era adolescente lia e relia as reportagens da Superinteressante sobre as pesquisas do cientista Ivan Izquierdo, pioneiro no estudo da neurobiologia da memória e do aprendizado. O assunto já rendeu alguns artigos aqui no EE, vocês devem se lembrar dos posts Como nosso cérebro aprende inglês e Mapas Mentais para estudar inglês.

Na última sexta-feira fiquei muito feliz ao ver que o assunto do último NerdCast era Neurociência. Entre outros assuntos interessantes, o convidado André Souza, doutorando em Psicologia cognitiva, falou sobre as vantagens de se falar mais um idioma.

A parte que mais me chamou a atenção foi quando ele falou sobre Sinestesia Cognitiva. O termo é “feio”, mas a explicação é simples. Nós temos a tendência de achar que a percepção de alguma coisa pode influenciar na compreensão de uma coisa completamente diferente. É mais ou menos o que acontece quando baixamos o volume do som do carro quando estamos tentando encontrar algum endereço. Você já fez isso?

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Agora a informação que realmente me surpreendeu e que vai interessar a todos que estudam idiomas. Veja só o que André falou sobre a Sinestesia Cognitiva para quem fala mais de uma língua:

… pessoas que falam mais de uma língua tem um controle atencional muito maior. Então, elas conseguem mudar de uma tarefa para outra de forma mais fácil sem ter que desligar uma tarefa, sem ter que baixar o volume do rádio para poder enxergar um número melhor…

Isso se dá por conta do treinamento constante. Entenda melhor.

…quando a pessoa fala duas línguas, ou mais de duas línguas, ela tem que constantemente inibir um sistema e colocar o outro em evidência. Quando ela quer falar inglês, por exemplo, se ela está falando português ela tem que baixar o conhecimento do inglês para ela focar no inglês.

Além de todos os benefícios, estudar idiomas é ainda uma academia para o cérebro. Eu tenho alguns apontamentos sobre o livro Use Your Head do famoso Tony Buzan, espero falar sobre ele em breve.

Vocês gostariam de ler mais sobre tema aqui no blog?

Aguardo comentários!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 50 comentários