Some, Someone, Somebody e Something em perguntas em inglês

Olá, pessoal. Eu estava assistindo a uma série, e nela apareceu na legenda a seguinte frase:
"When will someone tell us what to do?"

Achei estranho porque sempre aprendi que se deve usar "any" em frases negativas e interrogativas (exceto com can e could). Procurei e achei uma resposta do Donay Mendonça dizendo que podemos usar "some" quando se espera uma resposta positiva. Mas não dá pra responder essa pergunta nem com "yes" nem com "no".

Por que o "some" foi usando nessa pergunta, então?

Thank you in advance!

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Ancrispa 2555 8 57
Em relação aos pronomes indefinidos:
As formas com body: anybody, somebody , everybody e nobody são consideradas mais informais que os pronomes com o one: anyone, someone , everyone e no one. Além disto, as formas com one são mais usadas e comuns. (fonte: Oxford- Practical English Usage)
Somebody, Someone: alguém
Usamos somebody and someone em frases afirmativas.
Someone must do this work.
Anybody, Anyone: alguém, ninguém e qualquer pessoa.
Utilizados em frases negativas:
There isn’t anyone waiting for you.
E em questões: Does anyone here speak English?
Does anybody speak French?
Does anyone have a pen?
Can anyone answer this question?

Nobody, No one : ninguém
Utilizados em frases positivas:
There’s no one waiting for you.
Nobody can speak Chinese.
No one is going to work tomorrow.

Ás vezes, em perguntas como já mencionado pelo professor Donay, utilizamos as formas somebody or someone na esperança de ter uma resposta positiva.
No caso da tua pergunta, acho que a forma someone foi utilizada porque a pessoa que faz a pergunta esta ansiosa para receber uma resposta positiva, um auxílio. Arrisco dizer que talvez, ele tenha utilizado este pronome no sentido de enfatizar que ele só precisa de uma pessoa para ajudá-lo.Um exemplo:
Will someone ever love me someday?
Você espera que alguém te ame algum dia e torce por isso. Você não sabe quem, mas vai torcer para alguém aparecer. (uma pessoa só)
I’m lost with English grammar. Will someone help me?
Alguém pode me ajudar? (você realmente quer uma ajuda).
Se eu substituísse o pronome por anybody or anyone eu pensaria de forma mais genérica.E não em uma pessoa em particular. O pronome someone or somebody está sendo empregado de uma forma mais específica .

Boa sorte nos estudos! ;)
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Lekatre 130 1 2
"When will someone tell us what to do?"

Eu acho foi usado "someone" porque está se referindo a alguém especificamente, embora essa pessoa não seja conhecida, enquanto que, se você usasse "anyone", você estaria se referindo a qualquer pessoa. É meio confuso mesmo, mas eu acho que é isso.
Avatar do usuário Diego Pikulski 2100 2 5 42
Boa tarde.

Concordo com Lekatre.
Fica meio confuso com pouco contexto, se tive-se algo a mais sobre a cena desse seriado para dar uma dica (a situação que levou a essa pergunta por exemplo.) iriamos poder definir melhor o motivo.

Someone é alguem específico, por EXEMPLO, o governo, a polícia, etc.

Vamos imaginar um pouco.
Você mora em um prédio e ele pegou fogo enquanto você estava fora, você volta desesperado e tenta descobrir o que aconteceu e se está tudo bem com algum conhecido seu. Nesse caso somente os bombeiros poderiam te informar a situação, pois os populares já teriam te dito que pegou fogo e que ouviram gente berrando lá dentro (exemplo).

Anyone seria correto se a informação que você precisa vie-se de qualquer pessoa, independente de função ou conhecimento.

Imaginando mais um pouco.
Você se voluntariou para ajudar em um evento, mas chegando lá você fica perdido e sem saber o que fazer, neste caso você precisa de alguem para te indicar uma função/serviço.

Bom, esse é meu ponto de vista. Aguardemos mais opiniões.
Abraços.
Entendo que na frase "When will someone tell us what to do?" é usado someone porque quem faz a pergunta tem a certeza que "someone will tell us what to do". A dúvida reside em "when" isso vai acontecer.

Caso a pergunta fosse "Alguém vai nos dizer o que fazer?", a dúvida deixa de ser "quando" isso vai acontecer, mas sim "se" isso vai acontecer de fato Nesse caso, seria mais apropriado o uso de "anyone"

- Will anyone tell us what to do?
- Yes, someone will do.
- When will someone tell us what to do?