Habilidades mistas e aulas online

Sala de aulaDentro de Educação muito se fala das turmas de habilidades mistas, ou seja, turmas que misturam alunos que conseguem acompanhar as aulas e vão bem nas avaliações e outros que parecem não entender os conceitos e não vão bem nas avaliações. Com isso, professores se preocupam se não estão desafiando suficientemente um grupo e ao mesmo tempo não estão dando o suporte necessário para o outro grupo. Como fazer? Existem várias soluções possíveis, mas gostaria de ressaltar uma em especial que é a aula online. E que vantagens oferecem essas aulas?

Em primeiro lugar temos a questão do ritmo do aprendizado que não pode e não deve ser padronizado. Aprendemos em velocidades diversas o que pode causar frustração para os menos velozes e tédio para os mais velozes. Quando temos aulas oferecidas pela internet esses ritmos podem ser mais respeitados sem que haja nenhum tipo de constrangimento, muito pelo contrário, a internet é uma zona de conforto, ela permite o gerenciamento individualizado do tempo diminuindo nosso nível de estresse.

Outro ponto importante é o fato que temos diferentes estilos de aprendizado e muitas vezes quando seguimos um livro didático é fácil cairmos numa rotina que pode ser muito desestimulante. Nos cursos online é mais fácil buscarmos o que mais nos atrai em termos de aprendizado, se somos mais visuais seremos naturalmente atraídos por imagens e conteúdo apresentado de forma visualmente atraente. Se somos mais cinestésicos seremos mais atraídos por atividades mais dinâmicas que, por exemplo, envolvam jogos e se somos mais auditivos certamente optaremos por aulas que ofereçam áudio. Melhor ainda será se acharmos aulas que possam ser atraentes para os diversos tipos de estilos.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Finalmente temos diferentes interesses na vida e se pudermos sempre que possível optar por temas e tópicos dentro de um determinado conteúdo nosso aprendizado será certamente intensificado.

Assim, minha dica é : desfrute do que há de bom na rede e bom aprendizado!

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 9 comentários