Não gosto de Inglês!

Olá pessoal! Gosto de inglês. Posso até ver alguns ‘virarem o nariz’, pois imaginam que não gostam de inglês. Talvez tenham visitado a página do English Experts, porque sabem que precisam de inglês, tanto quanto precisam do diploma da faculdade, para serem bem sucedidos em carreiras que cresçam e apareçam. Entretanto devem pensar que não gostam de inglês.

Bom, costumo dizer a meus alunos que será difícil apontar-me um brasileiro metropolitano que não goste de inglês. Estamos envolvidos demais com esse idioma para pensarmos que não gostamos. Gostamos sim, da musicalidade da língua, da entonação, nos encantamos com o que nos soa como uma intensidade exagerada de entonação, tendendo a um ‘bit’ de drama, nos divertimos com isso e simpatizamos a ponto de querer imitar mesmo inconscientemente. Tenho visto os alunos repetirem essa situação vezes sem conta. Chegam falando ‘preciso, mas não gosto…’ E eu repito: gosta sim, só passou pelo professor errado… Diz aí, quando estudava matemática e não entendia, dizia que não gostava; no outro ano trocava o professor, vinha um cara legal, explicava legal e você dizia ‘eu não gostava de matemática, mas estou começando a gostar muito…’

Pois é, estamos envolvidos por música, filmes, seriados, documentários, tudo isso porque o som é agradável a nossos ouvidos. Há países onde tudo é dublado, quase não se ouve o inglês. Isto não acontece aqui porque o público gosta (e que bom, pois assim temos ‘plenty of’ material para estudar e aprender).

A English Live disponibiliza aos leitores do English Experts um Cupom com 2 meses extras para estudar inglês com professores nativos e ter aulas particulares online.

Clique aqui e receba o seu!

Começarei falando da maior desculpa que se ouve por aí: “Não tenho tempo para estudar inglês”. Vejo mais narizes torcidos…

“Preciso tanto, mas 4 anos de facul pela frente, trabalhando, não vai ser possível…”

Então não deixe de ler meu próximo post, pois vou falar sobre isso e provar para você que você tem tempo, sim!

Um grande abraço! (Brazilian way)

Take care. (American way)

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Nilza

Nilza Dimambro

Nilza Dimambro leciona a disciplina de inglês na universidade. Trabalha como tradutora em sua empresa a ABA Textos Traduções.

14 comentários

  • 28/03/07  
    Alessandro Brandão diz: 1

    Nilza,

    Não tenho dúvidas de que você fará muito sucesso aqui no Blog. Você é uma excelente profissional e escreve como poucos.

    Welcome to the English Experts.

    Good luck!

  • 28/03/07  
    Denise diz: 2

    Nilza, concordo com você! A maioria das pessoas gosta mas não sabe disso ou então não estuda porque acha que nunca vai conseguir aprender. Eu amo a lingua inglesa! Sempre tive vontade de aprender, agora com 41 anos iniciei um curso on-line, no Orkut (acredita?) É uma forma totalmente inusitada de aprender inglês e eu estou amando. Sou iniciante, tenho apenas 2 meses de curso e para complementar as aulas lá eu busco sites como este aqui para enriquecer meu aprendizado. Tenho estudado uma média de 1 hora por dia e aos domingos também. Um curso à distância, gratuito e onde vc não tem o compromisso tende a deixar para depois o que é um grave erro! A iniciativa tem que ser do próprio aluno, minha professora diz que só vai aprender inglês que se dedicar com afinco.
    Quero parabenizar você e o Alessandro por dividir um pouco do tempo e conhecimento de vocês conosco, alunos e amantes da lingua inglesa!
    Muito obrigada, o mundo precisa de pessoas como você!
    Hugs!

  • 28/03/07  
    Alessandro Brandão diz: 3

    Denise,

    Obrigado pela visita e pelo comentário. Desejo muito sucesso para você com o aprendizado do Inglês.

    Keep in touch!

    Have a nice day.

  • 28/03/07  
    Ricardo Henrique diz: 4

    Nilza, parabéns pelo texto. Concordo com tudo que você disse sobre a língua inglesa.

  • 29/03/07  
    Nilza Dimambro diz: 5

    Obrigada, Alessandro, Denise, Ricardo por suas palavras incentivadoras. É agradável ser lido e entendido. Denise, parabéns por seu entusiasmo em aprender o idioma e agradeço sua valiosa opinião sobre o aluno ter iniciativa e dedicar-se a conquistar um objetivo.
    Um abraço a vocês.

  • 09/10/07  
    Arnaldo diz: 6

    Acabo de voltar de minha aula de inglês e mais uma vezcom vontade de aprender, mas desanimado, parece que não consigo entender, que falam rápido demais, que fico correndo atrás. Meu professor colocou o seriado friends em inglês e eu fiquei correndo atrás para entender e aprender; ffoi um caos. Saio derrotado. Já tentei aprender mais de quatro vezes, vários métodos, mas nada. Tenho pouco tempo para estudar, trabalho dez horas por dia e tenho filho pequeno; mas fico tentado a concordar com a professora Nilza, acho que o pior é a desmotivação, pois sempre acabo arrumando tempo para outras coisas. Tenho tido oportunidade de estar com nativos que vêem dar palestras e cursos aqui no Brasil e fico com cara de paisagem, sem entender nada; tenho perdido importantes oportunidades por não falar inglês, sem falar dos sites imprescindíveis à minha evolução profissional que não entro mais porque saio ainda mais frustrado. Achei este site muito interessante e parabenizo-os pela disposição, assertividade e colaboração. Um abraço. Arnaldo.

  • 10/10/07  
    Iliane Tecchio diz: 7

    Oi Nilza, seu comentário chegou bem na hora, pois hoje mesmo estava lecionando para um 6o. ano do ensino fundamental e ouvi isto de um aluno: “eu não gosto de Ingleês e o Inglês não gosta de mim”.
    Gostei muito de suas colocações para argumentar com meus alunos e estimular o gosto pela aprendizagem da Língua Inglesa. Espero ler mais dicas suas!!
    Thank you a lot.
    Iliane tecchio

  • 03/04/08  
    Dicas de Inglês :: Cursos de Faculdade: Letras e Tradução/Intérprete diz: 8

    […] pessoal. Escrevi há dias sobre gostar de inglês e não ter tempo para estudar inglês. Hoje escrevo sobre a formação para os cursos de Letras e […]

  • 03/04/08  
    Dicas de Inglês :: Não tenho tempo para estudar inglês diz: 9

    […] escrevi sobre gostar, não gostar de inglês. E fiquei de falar sobre a mais freqüente desculpa que se ouve: “Não tenho tempo para estudar […]

  • 17/10/08  
    Sylvio Marroquim diz: 10

    Oi Nilza!
    Para pessoa como eu que precisa de um pouco de inglês para contato comercial e navegação no mundo da internet. Fica difícil aprende sem saber onde comerçar. Poderia me orientar?

    Marroquim

  • 20/10/08  
    Nilza diz: 11

    Bom dia, Sylvio,
    Sugestão n° 1: professor particular moldaria seu tempo ao que você precisa, aulas completamente customizadas, personalizadas.
    Sugestão n° 2: paciência em cursos regulares de inglês, pela minha experiência, sei que dariam o que você quer, que não é muito.
    Sugestão n° 3, a mais difícil: ser auto-didata e procurar cursos de inglês online, aulas de inglês na internet, lições de inglês na internet, hoje em dia há podcasts, aulas que lhe presenteiam com áudio, por nível – o próprio blog English Experts lhe dá inúmeras dicas sobre isto e outras, procure aí no menu.
    Enfim, hoje há tantas boas opções e nem tão caras. A mais custosa, seria o professor particular, mas o que é caro/barato depende do seu bolso e do benefício que terá e o quanto esse benefício reverterá em lucro para você.
    Mas acima de tudo, volto a repetir: TUDO DEPENDE DO QUANTO VOCÊ DESEJA OBTER ESSA QUALIFICAÇÃO.
    Deseja muito e despende esforço à altura do desejo: conseguirá, sem dúvida!
    Deseja, mas o esforço não acompanha o tamanho do desejo: conseguirá no tamanho do esforço e não do desejo.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço.
    Nilza – http://www.abatextos.com.br

  • 20/10/08  
    Marroquim diz: 12

    Obrigado pela sua atenção, Nilza.
    Analisarei as suas susgestões.

    Cordialmente,

    Marroquim

  • 17/07/09  
    PAOLA diz: 13

    Nilza, me desculpe, mais continuo odiando Ingles. Só estou fazendo curso por que sou obrigada pelo meu trabalho. Este já é o 4° curso que tento (ao longo da vida), mas sempre tenho a sensação de que nunca vou conseguir enterder que um Phasal verb pode significar dezenas de coisas. Por que no Ingles tudo é invertido? Os brasileiros não sabem nem falar o Português corretamente, porque temos que engolir a uma lingua tão complicada!!!! Existe alguma terapia para pessoas que ODEIAM INGLES?

  • 22/07/09  
    Leidi diz: 14

    Olá Nilsa, Alessandro e pessoas que, certamente, devem gostar pelo menos um pouquinho mais de inglês do que eu. Mas não sei quantos cursos começei e parei, agora está crítico porque paguei adiantado para ver se o financeiro forçaria um pouco, mas na verdade o tempo tá passando e em vez de aprender, a cada dia fico mais apreensiva pela minha cobrança pessoal e também da minha família. O que faço para aprender a gosta dessa língua?? Gostaria que o espanhou fosse a língua oficial.

    abraço.
    Leidi