None x No one: Junto ou separado?

No oneUma questão abordada por um membro do fórum do English Experts costuma perseguir os alunos de inglês: qual é a diferença entre none e no one. Bem, vamos falar um pouco sobre ela.

No one é igual a nobody, ou seja, significa “ninguém”, “pessoa nenhuma”. Por definição, é bem específico para pessoas: No one is going to miss the event. (Ninguém vai perder o evento.) Repare que no one é usado como 3ª pessoa do singular, ou seja, no presente simples, o verbo ganha um “s”, e a forma do verbo “to be” que acompanha é o “is”.

Já none é um pouco mais abrangente, quer dizer “nenhum (de um grupo, que pode ser de pessoas ou não)”. E, por conta disso, pode ser usado sozinho ou com complemento: None of the newspapers was delivered. (Nenhum dos jornais foi entregue.) The neighbors are away. None of them is here. (Os vizinhos saíram. Nenhum está aqui.)

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Mais uma diferença entre none e no one é que o primeiro divide os gramáticos quanto à conjugaçãoNo one, como já vimos, é sempre 3ª pessoa do singular. None também é considerado assim em exames importantes como os SATs (espécie de ENEM dos EUA) e por alguns gramáticos mais rígidos.

Porém, outros gramáticos e dicionários como o Webster’s registram que none pode ser considerado plural no caso de seu complemento ser plural. Veja a diferença:

  • None of the students like this book (Nenhum dos alunos gosta deste livro) – “students” é um substantivo contável que está no plural. Neste caso, é possível usar o verbo como usaríamos com “they” e ele fica sem o “s” no presente simples.
  • Today, none of the money was delivered. (Hoje, dinheiro nenhum foi entregue) – “money” é substantivo incontável e, como tal, sempre usado no singular.

Tenha em mente que alguns falantes nativos de inglês estão mais acostumados a ver o none variar entre plural e singular de acordo com o complemento. Estes podem estranhar sua fala se você só usar none com singular. Afinal, a língua é viva e está sempre mudando. Da mesma forma que os mais puristas podem estranhar quando você usar o plural com none. Se você conhecer bem as regras e souber o que está usando com none e o porquê, não terá problemas ao se explicar caso alguém pergunte.

Agora, falando de “junto ou separado”, você sabe a diferença entre every day(separado) e everyday (junto)? Aproveite que você está no pique e leia também o post do Fred Vasconcelos sobre isso aqui no English Experts.

Take care!

Vanessa

Vanessa Spirandeo

Vanessa Spirandeo já foi professora, tradutora, revisora, já trabalhou com legendagem. Hoje, é coordenadora de interação e conteúdo da EF Englishtown Brasil. Adora ler, escrever e ver filmes e séries em inglês.

Mostrar 8 comentários