None x No one: Junto ou separado?

Uma questão abordada por um membro do fórum do English Experts costuma perseguir os alunos de inglês: qual é a diferença entre none e no one. Bem, vamos falar um pouco sobre ela.

No one é igual a nobody, ou seja, significa “ninguém”, “pessoa nenhuma”. Por definição, é bem específico para pessoas: No one is going to miss the event. (Ninguém vai perder o evento.) Repare que no one é usado como 3ª pessoa do singular, ou seja, no presente simples, o verbo ganha um “s”, e a forma do verbo “to be” que acompanha é o “is”.

Já none é um pouco mais abrangente, quer dizer “nenhum (de um grupo, que pode ser de pessoas ou não)”. E, por conta disso, pode ser usado sozinho ou com complemento: None of the newspapers was delivered. (Nenhum dos jornais foi entregue.) The neighbors are away. None of them is here. (Os vizinhos saíram. Nenhum está aqui.)

Saiba já o seu nível de inglês - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.
Iniciar Conversação

Mais uma diferença entre none e no one é que o primeiro divide os gramáticos quanto à conjugaçãoNo one, como já vimos, é sempre 3ª pessoa do singular. None também é considerado assim em exames importantes como os SATs (espécie de ENEM dos EUA) e por alguns gramáticos mais rígidos.

Porém, outros gramáticos e dicionários como o Webster’s registram que none pode ser considerado plural no caso de seu complemento ser plural. Veja a diferença:

  • None of the students like this book (Nenhum dos alunos gosta deste livro) – “students” é um substantivo contável que está no plural. Neste caso, é possível usar o verbo como usaríamos com “they” e ele fica sem o “s” no presente simples.
  • Today, none of the money was delivered. (Hoje, dinheiro nenhum foi entregue) – “money” é substantivo incontável e, como tal, sempre usado no singular.

Tenha em mente que alguns falantes nativos de inglês estão mais acostumados a ver o none variar entre plural e singular de acordo com o complemento. Estes podem estranhar sua fala se você só usar none com singular. Afinal, a língua é viva e está sempre mudando. Da mesma forma que os mais puristas podem estranhar quando você usar o plural com none. Se você conhecer bem as regras e souber o que está usando com none e o porquê, não terá problemas ao se explicar caso alguém pergunte.

Agora, falando de “junto ou separado”, você sabe a diferença entre every day(separado) e everyday (junto)? Aproveite que você está no pique e leia também o post do Fred Vasconcelos sobre isso aqui no English Experts.

Take care!

Hora de Praticar

O nosso parceiro está oferecendo 15 minutos de Aula Grátis para você colocar em prática o que acabou de aprender. Não perca essa oportunidade.

Acessar Código Promocional

Vanessa

Vanessa Spirandeo

Vanessa Spirandeo já foi professora, tradutora, revisora, já trabalhou com legendagem. Hoje, é coordenadora de interação e conteúdo da EF Englishtown Brasil. Adora ler, escrever e ver filmes e séries em inglês.

Mostrar 8 comentários