O básico da comunicação em inglês: Falar ao telefone

Quanto de inglês você acha que precisa saber para se comunicar? Talvez bem menos do que você imagina. Quando adultos temos muita autocrítica em relação ao que produzimos oralmente, não gostamos de errar nem na nossa língua nem em outra língua qualquer, o que pode ser muito limitador. Observe uma criança pequena, com o pouco que sabe da sua língua materna ela com certeza se faz entender. Não estou sugerindo aqui que você deva chorar e espernear para conseguir algo, só quero provar o quanto que já podemos nos fazer entender mesmo sabendo pouco. Assim, inicio hoje uma nova série chamada “O básico da Comunicação em Inglês” e escolhi uma situação que costuma ser o terror daqueles que estão aprendendo uma segunda língua: falar ao telefone. Vamos então às dicas.

Como iniciar a conversa

Se você é a pessoa que está telefonando você procura por alguém, então depois do básico “hello” ( o olá que também é usado para alô) você deve simplesmente perguntar:

  • Is (Marcos) there? [ O Marcos está? ]

Agora, se você é a pessoa que atende o telefone e ouve a pergunta acima, tem algumas opções.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • Yes, just a moment. [ Sim, só um momento. ]
  • No, he’s not here at the moment. [ Não,ele não está aqui no momento. ]

Se você se sentir confiante pode dar continuidade a conversa oferecendo:

  • Can I take a message? [ Posso anotar o recado? ]

Como terminar a conversa

A conversa telefônica termina da mesma forma que a conversa presencial.

  • Bye. [ Até logo. ]

Se você deixou uma mensagem pode dizer:

  • Bye, thank you. [ Até logo, obrigado. ]

Como entender a Telefonista

Se você estiver ligando para alguém que trabalha numa grande empresa certamente vai se deparar com uma telefonista. Nesse caso é importante entender algumas expressões próprias do seu jargão.

  • Hold on. Just a minute. [ Aguarde. Só um minuto. ]
  • I’ll put you through. [ Eu vou passar a ligação. ]
  • The line is busy. [ A linha está ocupada. ]
  • Good morning. Which department, please? [ Bom dia. Qual departamento, por favor? ]

E então? Já dá para se sentir um pouco mais confiante, não é?

Aprenda mais

Manual de sobrevivência ao Telefone em inglês

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 10 comentários