O que é o Past Participle?

Se você estuda inglês, já deve ter se deparado com aquela tabelinha de verbos. Sabe aquela que tem três colunas? A primeira é o verbo frasal, sem alteração. A segunda, o passado simples. A terceira é o título deste post: past participle, o particípio em inglês. E para que é que essa terceira coluna de verbos serve?

Calma, antes de falar do uso do particípio, vamos ver a formação dele. Como no passado simples, com os verbos regulares, basta acrescentar “ed” como terminação para formar o particípio. Com o verbo “want“, por exemplo, tanto o passado simples quanto o particípio viram “wanted” (veja mais sobre a formação do passado aqui). É para os verbos irregulares que serve a tal tabelinha: tanto no passado simples quanto no particípio, os verbos mudam bastante (caso de “go“, que vira “went” no passado e “gone” no particípio) ou não mudam nada (como “cut“, que é igual nas três formas). Não há regra. E, para aprender suas formas, a melhor maneira é praticando.

E o nome past participle? Por que o past na frente se, em português, ele é particípio? Em português, só consideramos o equivalente ao past participle como particípio. Em inglês, ainda há o present participle, que é o verbo com a terminação “ing“. Sobre o uso do “ing“, recomendamos que você escute este podcast: English Podcast 13 – Entendendo o uso do -ing.

A English Live disponibiliza aos leitores do English Experts um Cupom com 2 meses extras para estudar inglês com professores nativos e ter aulas particulares online.

Clique aqui e receba o seu!

English Podcast 13: Entendendo o uso do -ing

Finalmente, vamos falar sobre os usos do past participle. Os particípios são complementos: podem fazer parte de uma estrutura verbal ou podem ser adjetivos. Vamos analisar caso a caso para ajudar você:

1. Past participle como adjetivo: eles qualificam algo ou alguém, em geral para dizer como aquilo ou aquela pessoa está (não o efeito que ela causa) ou como se sente:

  • That city doesn’t have paved streets. (Aquela cidade não tem ruas pavimentadas.)
  • There were fallen leaves on the sidewalk. (Havia folhas caídas na calçada).

Se tiver dúvidas sobre a voz passiva em inglês, visite este artigo.

2. Past participle como parte da voz passiva: a voz passiva é composta do verbo to be acompanhado do particípio e é usada para dar mais ênfase à ação do que ao sujeito que a pratica. Veja na prática:

  • Voz ativa: Someone stole my car. (Alguém roubou meu carro.)
  • Voz passiva: My car was stolen. (Meu carro foi roubado.)

3. Past participle como particípio de orações reduzidas: quando queremos “cortar” a explicação, usamos frases reduzidas. Um exemplo: ao invés de dizer “os livros que foram perdidos pelo aluno serão pagos pelos pais”, reduzimos a oração e dizemos “os livros perdidos pelo aluno serão pagos pelos pais.” O mesmo acontece em inglês – veja a mesma oração:

  • The books lost by the student will be paid by the parents.

Mais um exemplo, já reduzido:

  • With the problem solved, they could move on. (Com o problema resolvido, eles puderam seguir adiante.)

4. Past participle como parte de estruturas verbais: mais especificamente, como parte dos tempos com perfect no nome: present perfect, past perfect e future perfect. Essas estruturas sempre pedem o particípio em suas formações:

  • Present perfect – have/has + past participle: I have never been to Paris. (Nunca estive em Paris.)
  • Past perfect: had + past participle: When she got there, he had already left. (Quando ela chegou lá, ele já tinha ido embora.)
  • Future perfect: will have + past participle: You’re taking too long! The plane will have left by the time you get there. (Você está demorando demais! O avião já terá partido quando você chegar lá.)

5. Past participle com modais: depois de um modal verb (como should, could e must), é preciso colocar o verbo em sua forma basal, inalterado. Como usar um modal para falar do passado, então? É possível usar o formato “modal + have + past participle” para falar de algo que já aconteceu. Vamos ver em exemplos:

  • I could have helped you if you had told me before. (Eu poderia ter ajudado você, se você tivesse me dito antes.)
  • They didn’t come… They must have forgotten. (Eles não vieram… Devem ter esquecido.)

Estes são os principais usos do past participle, o particípio em inglês. Se quiser saber mais, há muito material ainda no fórum aqui do English Experts.

Bons estudos!

~ Vanessa Spirandeo ~

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Vanessa

Vanessa Spirandeo

Vanessa Spirandeo já foi professora, tradutora, revisora, já trabalhou com legendagem. Hoje, é coordenadora de interação e conteúdo da EF Englishtown Brasil. Adora ler, escrever e ver filmes e séries em inglês.

10 comentários

  • 29/01/14  
    Welton Ribeiro diz: 1

    É muito interessante mais eu tento não focar muito nesse negocio de verbos e tudo mais. digo é sempre bom ter noção de como funcionam as coisas, mais é que eu acho que se for pensar nessas regrinhas, na hora de falar não sai nada.

    • 29/01/14  
      Fabio diz:

      Concordo com você. É bom saber das regras mas o mais importante é praticar.

  • 29/01/14  
    Wendell Ferreira diz: 2

    Parabéns pelo post! Quando volta a ter podcast?

    • 30/01/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Wendell,

      Provavelmente no final de fevereiro.

      Obrigado pelo comentário!

  • 29/01/14  
    Lucas Amaral diz: 3

    Excelente artigo, Vanessa. Obrigado por compartilhar essas informações tão importantes.

  • 08/02/14  
    Lazaro Pereira diz: 4

    Vários artigos do EE estão me ajudando bastante. Valeu!

  • 14/02/14  
    saul berdichevski diz: 5

    Este site acho maravilhoso , pois estou sempre me atualizando no meu bASICO , muito vocabulário novo do quotidiano . O que é preciso é praticar , fazendo aulas de conversação diárias , para quem noa pode viajar para o exterior . Graças ao EE estou diariamente em contato com a língua . Congratulations!!!!!!!!!!!!!!

  • 27/02/14  
    yasmin diz: 6

    gostei muito das explicações desse site, estava com muita dificuldade nessa matéria, parabéns Vanessa, me ajudou bastante! bjoooossssssss <3

  • 15/07/16  
    Neto Franca Franca diz: 7

    parabéns,tirei todas as minhas duvidas

    • 18/07/16  
      Camila Oliveira diz:

      Hey Neto, thanks for you comment!