O que significa Drive-thru ou Drive-through?

Se você já foi ao exterior ou mora em uma cidade maior, aqui mesmo no Brasil, já deve ter se deparado com a expressão drive-thru, que é utilizada por franquias de fast food, como McDonald’s e Habib’s, normalmente na entrada do local, para indicar a forma de atendimento ao cliente.

Em lugares assim, normalmente há, em volta do estabelecimento, uma faixa indicada para drive-thru, em que, sem sair do carro, você faz o pedido, paga e logo em seguida recebe o que pediu enquanto dirige.

drive-thru

Receba aqui um prêmio que vai ajudar você a falar inglês!

Clique aqui e acesse!

O nome drive-thru ou drive-through vem exatamente da ação de se passar (dirigir) através do local. Para quem ainda não sabe, through é uma preposição que significa através. Quanto à tradução para o português, não há nenhum equivalente no nosso idioma. O jeito é dizer drive-thru ou drive-through mesmo.

Confira a definição em inglês do Merriam-Webster Dictionary:

  • Drive-thru or drive-through: a business (such as a bank or restaurant) that is designed so that customers can be served while remaining in their cars.

Além do que já dissemos, é importante ressaltar que este tipo de atendimento não se limita a restaurantes ou lanchonetes. Como foi mostrado na definição em inglês acima, há bancos e outros tipos de comércio que funcionam como drive-thru (drive-through).

Vamos a alguns exemplos:

  • I ordered a salad and fries at the drive-through. [Eu pedi uma salada e batatas fritas no drive-through.]
  • We went to a drive-thru for an icy drink. [Nós fomos a um drive-thru buscar uma bebida gelada.]
  • I went to a drive-through ATM yesterday afternoon to deposit 3 checks. [Eu fui a um banco 24 horas com drive-through ontem à tarde para depositar 3 cheques.]

A esta altura você deve estar se perguntando: por que usam thru? Bom, thru é uma maneira informal de se dizer through.

Abreviar palavras é uma tendência da linguagem informal, e com o inglês não é diferente. Apesar das críticas e da resistência de gramáticos e linguistas em aceitarem abreviações como esta, elas seguem a todo vapor, ainda mais com o advento da internet nos últimos anos.

Bons estudos e até a próxima.

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Donay

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

2 comentários

  • 14/12/15  
    Nathalia diz: 1

    Meu trabalho da faculdade foi um serviço em drive-thru! Bom saber mais sobre essa palavra kkk

  • 15/12/15  
    Diogo Santos diz: 2

    Ótimo post!
    Não sabia e achei ótima a explicação!
    (Gostei do fundo histórico!)