Qual a origem da expressão Hot Dog?

Hot DogHoje vamos falar de um assunto que está na boca do povo – literalmente. Acredito que quase todo mundo aqui e lá no exterior sabe que “hot dog” significa “cachorro quente”, o que é normal, já que se trata de uma comida bastante popular. Porém, apesar disso, o que muitos não sabem é a origem da expressão “hot dog“. Por que a famosa combinação de pão com salsicha e condimentos recebeu este nome?

Antes de mais nada, é importante dizer que, em se tratando de histórias sobre a origem de termos, nem sempre há como determinar se são 100% verdadeiras. De qualquer forma, segue aquela que é a mais conhecida atualmente.

A origem de “hot dog” está relacionada a alemães e americanos. Consta que por volta de 1850, na Alemanha, passaram a criar novos tipos de salsicha, que já havia sido inventada há séculos. Dizem que um homem na cidade de Frankfurt tinha um cão bassê (dachshund em alemão) e a salsicha produzida por este homem acabou ficando conhecida por dachshund. Algum tempo depois, a novidade (dachshund) foi levada para os Estados Unidos, e lá foi criado um sanduíche quente feito com pão, salsicha e molho, e que acabou sendo bem aceito pela clientela. Porém, foi nos estádios de futebol americano que o sanduíche realmente ganhou fama. Histórias afirmam que durante um jogo, em 1906, uma pessoa tentando vender a iguaria gritava: “get your hot dachshund”, que pode ser traduzido como ‘’compre seu dachshund quente’’. Então, um cartunista chamado Tad Dorgan, que estava no estádio, logo aproveitou a oportunidade para ilustrar a cena. Por não entender a palavra alemã dachshund, escreveu na legenda: “get your hot dogs” (compre seus cachorros quentes). A partir daí, a expressão “hot dog” não parou mais de ser usada em referência ao saboroso sanduíche. Hoje em dia, não é difícil encontrar quem use “hot dog” no português no lugar de “cachorro quente” – nós brasileiros adoramos estrangeirismos! Fontes: Fisk Republica e Garfos e Facas.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Então, para completar, anote aí. Um “carrinho de cachorro quente” em inglês é chamado de “hot dog cart”. Se quiser dizer “vendedor de cachorro quente”, use “hot dog vendor”. Se você é louco por cachorro quente, então, diga em inglês “I’m crazy about hot dogs”.

Agora é a sua vez de participar! Responda as pergunta.

  • Do you like hot dogs?
  • How much is a hot dog today?

Bom, acho que por hoje é só. Bons estudos e até a próxima!

Donay

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

Mostrar 31 comentários