Used to: Como Variar o Tempo Verbal

Used to: Como Variar o Tempo Verbal

Ontem eu escrevi um breve post falando sobre a expressão used to, no final eu pedi para que os leitores enviassem nos comentários algumas frases utilizando a estrutura ensinada: pronome + used to + verbo. Confesso que a reação positiva dos visitantes me surpreendeu. Eu havia prometido publicar a frase mais criativa, porém prefiro agradecer a todos que enviaram comentários (Luis Otávio, Diogo, Rafael, DeniseGB, AndreAB, Adam e Fábio), pelas palavras de incentivo e pelos comentários que complementaram a explicação.

Saiba já o seu nível de inglês - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.
Iniciar Conversação

No post anterior eu havia dito que o used to tem a função de colocar uma ação no passado, entretanto, existe um artifício que dá maior flexibilidade a essa expressão, permitindo que ela seja utilizada em outros tempos verbais. Para tanto, basta acrescentar o verbo to be antes do used to e alterá-lo de acordo com a necessidade. O novo modelo fica mais ou menos assim, Nome/Pronome + to be + used to + verbo no gerúndio. Calma, parece complicado mas não é. Confira abaixo:

Mary is now used to having beautiful nails
Mary agora costuma ter unhas lindas

They were used to being independent
Eles estavam acostumados a ser independentes

Lembre-se que essa nova formação é utilizada quando queremos passar a idéia de que agora estamos acostumados com uma nova situação. Alguém aí arrisca alguma frase nos comentários? Aguardo vocês.

I hope that helps.

Hora de Praticar

O nosso parceiro está oferecendo 15 minutos de Aula Grátis para você colocar em prática o que acabou de aprender. Não perca essa oportunidade.

Acessar Código Promocional

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 24 comentários